Incra institui três novos assentamentos no Maranhão
A Superintendência Regional do Incra no Maranhão publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (14) as Portarias de criação de três novos projetos de assentamento no estado. Tratam-se dos imóveis Bacuri/Mangú, localizado no município de São Bernardo do Maranhão, Gado Bravinho, em Balsas, e Cipó Cortado, em João Lisboa. As áreas totalizam 7.811 hectares e têm capacidade mínima para assentar 256 famílias de trabalhadores rurais sem terra.
O assentamento Cipó Cortado vai atender antiga reivindicação dos trabalhadores rurais, que há quase dez anos lutam pela área. Existem diversas ações na Justiça que impedem a resolução total do litígio. A área da fazenda Cipó Cortado é de 7.200 hectares.
Para a criação do assentamento e solucionar o conflito foi necessário excluir os 2.778 hectares que não estavam sub-júdice para atender as 141 famílias. "A criação do assentamento vai resolver grande parte do conflito agrário existente no local", informou o superintendente do Incra (MA), José Inácio Rodrigues
No município de São Bernardo do Maranhão será criado o projeto de assentamento Bacuri/Mangu, com área de 3.021 hectares e capacidade mínima para assentar 71 famílias. O imóvel foi declarado de interesse social para fins de reforma agrária no ano de 2010 e a imissão do Incra na posse da área aconteceu em 2012.
Já o assentamento Gado Bravinho é fruto da desapropriação ocorrida em 2010 da Fazenda Monte Líbano, localizada no município de Balsas. A Fazenda possui 2.012 hectares e tem capacidade mínima para assentar 44 famílias, de acordo com o Estudo da Capacidade de Geração do Imóvel (ECGR) e do anteprojeto de organização espacial do assentamento.
Segundo o superintendente do Incra (MA), as 256 famílias serão incluídas no CadÚnico para que possam ter acesso às políticas municipais, estaduais e federais. As famílias serão atendidas ainda pelo Programa Luz para todos, Água Para Todos, terão suas moradias construídas pelo Minha Casa Minha Vida Rural, e também passarão a ter acesso aos créditos do Programa de Reforma Agrária.
Este ano, o Incra (MA) já criou quinze novos assentamentos, que beneficiam 509 famílias de trabalhadores rurais, os quais não tinham terra para morar e plantar. A autarquia ainda se imitiu, em 2013, na posse de nove imóveis rurais, totalizando uma área de 15.611 hectares para criação de mais assentamentos da reforma agrária.
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
20/11/2013 15:49
Artigos Relacionados
Incra cria três assentamentos em Rondônia
Incra cria três assentamentos após desapropriações na Paraíba
Incra regulariza quatro assentamentos no DF
Incra avança na regularização de assentamentos no RJ
Incra conclui 3 mil moradias em assentamentos do MS
Assentamentos do Incra vendem produtos sem agrotóxicos na PB