Incra discute regularização quilombola em Brasília
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) vai reunir de quarta-feira (30) a sábado (03), em Brasília, técnicos, antropólogos e empresas responsáveis pela elaboração de relatórios antropológicos para discutir o aprimoramento da regularização fundiária de comunidades quilombolas no Brasil.
O evento, realizado pela Coordenação-Geral de Regularização de Territórios Quilombolas (DFQ) vai planejar às atividades relativas à regularização fundiária dos territórios das comunidades para o biênio 2012/2013.
Durante a reunião será feito um planejamento geral das atividades de regularização fundiária de territórios quilombolas desenvolvidas nas Superintendências Regionais. Os participantes também discutirão temas relacionados a realização dos trabalhos de campo e a elaboração dos Relatórios Antropológicos.
O relatório identifica e delimita as terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos necessárias à garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural e fazem parte dos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (Rtid).
Com intuito de melhorar a qualidade técnica dos Relatórios Antropológicos contratados, o Incra contará com a cooperação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), que estarão presentes no encontro. A parceria vai atuar no acompanhamento da execução dos trabalhos de campo para elaboração dos relatórios.
De 2003 até novembro de 2011 foram abertos mais de mil processos, sendo que 144 relatórios técnicos já foram publicados, destes 68 se converteram em portarias de reconhecimentos. Hoje 42 decretos de interesse social autorizam o Incra a avaliar e obter imóveis incidentes nos territórios para posterior titulação coletiva em nome das comunidades.
Fonte:
Incra
30/11/2011 16:48
Artigos Relacionados
Incra apresenta números da regularização quilombola em audiência
Incra inicia regularização de área quilombola de Mato Grosso
Força-tarefa do Incra vai concluir regularização do maior território quilombola do Brasil
Reunião busca regularização do território quilombola no Pará
Incra reconhece área quilombola em Paraty (RJ)
Incra vai regularizar comunidade quilombola no Piauí