Força-tarefa do Incra vai concluir regularização do maior território quilombola do Brasil



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) instalou força-tarefa para agilizar o processo de regularização da maior área quilombola do Brasil, o território Kalunga, que abrange os municípios goianos de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, na região norte do estado. Ao todo, o território tem área superior a 237 mil hectares onde vivem 4,5 mil famílias. Os trabalhos começam na próxima semana.

No total, a força-tarefa é formada por 32 servidores, entre engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e assistentes administrativos de vários estados.

O trabalho do grupo consiste em fazer o levantamento cartorial de domínio dos mais de 400 imóveis rurais inseridos no território, identificando os ocupantes não-quilombolas, e concluir a avaliação das áreas, para a indenização dos ocupantes de boa-fé.

"A primeira tarefa é levantar as cadeias dominiais sucessórias dos imóveis que estão dentro da área quilombola, para que a gente saiba quem são os ocupantes que receberão as indenizações", explica o coordenador geral da equipe, Joaquim Filho.

A meta do Incra, explica o coordenador, é ingressar na Justiça com as ações de desapropriação até o dia 20 de novembro, data máxima de validade do decreto presidencial que destinou a área para os quilombolas, em 2009. O presidente do Incra estipulou prazo de 180 dias para a conclusão dos trabalhos.


Mato Grosso

Outra força-tarefa também foi montada pelo presidente do Incra para regularizar dois territórios quilombolas no Mato Grosso, as áreas Mata Cavalo e Lagoinha de Baixo, localizadas, respectivamente, nos municípios de Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.

Nesse grupo, 15 servidores vão concluir a avaliação dos 61 imóveis inseridos nos territórios e ingressar com as ações de desapropriação na Justiça. Os dois territórios somam mais de 16 mil hectares onde vivem 463 famílias quilombolas. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 100 dias.


Fonte:
Incra



06/05/2011 20:40


Artigos Relacionados


Reunião busca regularização do território quilombola no Pará

Incra reconhece território quilombola na Bahia

Incra discute regularização quilombola em Brasília

Incra conquista área considerada marco para criação de território quilombola no Sergipe

Incra apresenta números da regularização quilombola em audiência

Incra inicia regularização de área quilombola de Mato Grosso