Incra promove mutirão do Cadastro Único em SE



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promoveu na última semana, em Canindé do São Francisco, no território do Alto Sertão, o primeiro mutirão para a inscrição de famílias acampadas e assentadas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Executado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Prefeitura Municipal de Canindé do São Francisco, o evento, realizado entre os dias 14 e 18 deste mês, teve como objetivo facilitar o acesso do público da reforma agrária no município ao conjunto de programas sociais implementados pelo governo federal. "Com este trabalho, nós não apenas auxiliamos o governo federal na estruturação de políticas sociais importantes, mas, também, avançamos no cumprimento de uma das nossas prioridades, que é acelerar o acesso de famílias assentadas e acampadas a diversos programas fundamentais", explicou Leonardo Góes, superintendente regional do Incra em Sergipe.

Para as famílias cadastradas no mutirão, a inscrição no CadÚnico deve assegurar o acesso a benefícios importantes. "Muitas famílias acampadas não possuem renda e a gente espera com esse cadastro poder ter acesso a algum benefício que ajude no nosso sustento", afirmou o agricultor Geraldo da Silva Cruz, que vive no Acampamento Caiçara, em Canindé do São Francisco.

O CadÚnico é um instrumento lançado pelo Governo Federal para coletar dados e informações, visando identificar famílias de baixa renda e suas principais necessidades. A partir dessas informações é que são elaborados e desenvolvidos os programas e ações sociais implantados em todo o país.

Balanço

De acordo com dados iniciais levantados pelo Incra/SE, o primeiro mutirão para a inscrição no CadÚnico, destinado exclusivamente ao público da reforma agrária em Canindé do São Francisco, cadastrou no município, aproximadamente, 200 famílias.

Para ampliar o cadastro de assentados e acampados no estado, a autarquia federal, em parceria com o MDS e o Governo Municipal de Poço Redondo, prepara uma nova etapa da campanha de mutirões a ser realizada também no Alto Sertão. "Nossa próxima ação, para cadastrar famílias com perfil para a reforma agrária, será realizada em Poço Redondo, ao final de novembro, em data ainda a ser definida", antecipou André Bomfim Ferreira, chefe da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra/SE.

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



22/10/2013 07:45


Artigos Relacionados


Mutirão de documentação incluirá agricultoras no Cadastro Único para Programas Sociais

MDS promove oficina sobre Cadastro Único em SC

MDS promove oficina sobre Cadastro Único em Manaus

Incra promove novo mutirão do CadÚnico em Sergipe

Governo define acesso a cadastro único

Ministério reúne gestores do Cadastro Único no AM e SC