MDS promove oficina sobre Cadastro Único em Manaus
Aprimorar a gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, incentivar a busca ativa e propor ações para a melhoria do acompanhamento familiar. Esses são os objetivos da oficina que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove a partir de hoje (17), em Manaus, com representantes das gestões estadual e municipais responsáveis pelo Cadastro Único. A oficina prossegue até quarta-feira (19).
Esta é a segunda de 13 oficinas que a Secretaria de Renda de Cidadania (Senarc) vai promover até junho em todas as regiões. Foram convidados 60 municípios do Amazonas.
A partir do diálogo entre MDS, estados e municípios, pretende-se identificar dificuldades na gestão do Cadastro Único e propor soluções para, entre outros pontos, incrementar indicadores locais, especialmente o de atualização cadastral. “A qualificação constante das informações do Cadastro Único é um meio para alcançar nosso objetivo principal: possibilitar que a população que mais necessita de políticas públicas seja, de fato, atendida”, afirma a diretora do Departamento do Cadastro Único, Joana Mostafa.
Como resultado da oficina, será elaborado um plano de ação de Busca Ativa para o cadastramento e a atualização cadastral de famílias pertencentes a grupos populacionais tradicionais e específicos, como quilombolas, pescadores artesanais e outros. Para tanto, serão incentivadas as parcerias entre os órgãos governamentais e a sociedade civil nos diferentes territórios.
Em relação ao acompanhamento familiar, os encontros têm a finalidade de estabelecer um diagnóstico a partir da realidade de cada município e encontrar soluções para o aperfeiçoamento do registro do acompanhamento familiar dos beneficiários do Bolsa Família no Sistema de Condicionalidades (Sicon).
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
18/03/2014 11:18
Artigos Relacionados
MDS promove oficina sobre Cadastro Único em SC
Ministério reúne gestores do Cadastro Único no AM e SC
Governo tenta localizar famílias extremamente pobres para incluir nos programas sociais
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulga instrução para auxiliar na localização das famílias extremamente pobres
Grupos tradicionais podem opinar sobre inclusão diferenciada no Cadastro Único
Gestores do Bolsa Família devem atualizar cadastro até 30 de dezembro