Indicação de Itamar é aprovada na CRE



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta terça-feira (1º) a indicação do ex-presidente Itamar Franco para o cargo de embaixador do Brasil na Itália. Também foram aprovadas as indicações do ex-deputado federal Tilden José Santiago para a embaixada brasileira em Cuba, e a diplomata Celina Maria Assumpção do Valle Pereira para o cargo de embaixadora na Suíça. A aprovação final das indicações será decidida em votação pelo Plenário do Senado.

A CRE aprovou ainda requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) para encaminhar sugestão ao Papa João Paulo II para que reúna todos os líderes religiosos do mundo em Bagdá. Segundo o senador, a iniciativa poderia fazer que com o presidente norte americano, George W. Bush, parasse o bombardeio à capital iraquiana. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) apoiou o requerimento, mas ponderou que não seria conveniente pedir ao Papa que fosse a Bagdá nesse momento. Suplicy respondeu que, opcionalmente, a reunião poderia acontecer em Washington, Londres ou mesmo em Roma.

Itamar Franco disse que, como embaixador, pretende aproximar os poderes legislativos dos dois países reativando um antigo acordo de cooperação parlamentar. Ele também pretende promover visitas de comitivas empresariais e favorecer parcerias no comércio e na tecnologia, especialmente entre pequenas e médias empresas. Para isso, ele disse que conta com o auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Itamar lembrou que a Itália está planejando mais de 200 obras de infra-estrutura nos próximos dez anos e que há espaço para empresas brasileiras.

Outra área de cooperação em que Itamar pretende atuar é a judiciária, onde a Itália tem experiência comprovada na luta contra o crime organizado. O ex-presidente disse que vai trabalhar para aprovar um acordo de transferência de pessoas condenadas. Ele também disse que o caminho de mudança tomado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva será motivo de grande interesse e curiosidade para as autoridades italianas.

A indicação de Celina Maria Assumpção do Valle Pereira foi aprovada por unanimidade pela CRE, com o voto favorável dos 17 senadores presentes. Tilden Santiago e Itamar Franco receberam 16 votos favoráveis e um contrário.



01/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE analisa indicação de Itamar para embaixada em Roma

Indicação de Itamar Franco será analisada na CRE na próxima terça

Aécio pede apoio de Sarney à indicação de Itamar para embaixada da Itália

Indicação para CVM é aprovada na CAE

Aprovada indicação de general para o STM

Aprovada indicação de Toffoli para o STF