Indicações de três embaixadores recebem parecer favorável da CRE



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (17), pareceres favoráveis às indicações dos diplomatas Luiz Augusto de Castro Neves, Valter Pecly Moreira e Antonio José Rezende de Castro para exercer, respectivamente, os cargos de embaixador junto à China, ao Paraguai e ao Quênia. As mensagens serão agora examinadas pelo Plenário.

Durante sua exposição aos senadores da comissão, Castro Neves afirmou que o maior desafio à frente das relações de Brasil e China é o de transformar em resultados concretos e positivos as grandes expectativas surgidas principalmente após a visita a Pequim do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que vai trabalhar pela diversificação da pauta de exportações brasileiras, atualmente dependente das vendas de soja e minério de ferro, com a inclusão de produtos siderúrgicos, derivados de celulose e frango congelado.

A indicação de Castro Neves - atual embaixador junto ao Paraguai - recebeu voto favorável do relator, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que ressaltou a crescente qualidade do diálogo político entre Brasília e Pequim.

Indicado para novo embaixador brasileiro em Assunção, Valter Pecly Moreira - que em 2000 foi indicado representante da Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) - apontou entre seus principais objetivos no posto a regularização da situação dos imigrantes brasileiros e seus descendentes, a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, destinada ao tráfego de veículos de carga, e a cooperação bilateral no combate ao contrabando e à pirataria.

Em seu voto favorável à indicação, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) observou que a eleição do presidente Nicanor Duarte Frutos, em 2003, deu início a um período de relativa estabilidade política no Paraguai. -Os conflitos no campo, os desafios da desigualdade social e as dificuldades econômicas continuam, porém, a exigir soluções-, alertou.

Atual cônsul-geral em Ciudad Del Este, na fronteira do Paraguai com o Brasil, Antonio José Rezende de Castro afirmou que existem amplas possibilidades de aumento no intercâmbio comercial e diplomático com o Quênia, para onde foi indicado embaixador. Entre as propostas que apresentou à comissão estão a ampliação do acordo aéreo, para que a Varig possa utilizar o aeroporto de Nairobi como escala de seus vôos para a Ásia, e a venda de grãos brasileiros a preço de custo, nos períodos de seca na África. Ele informou que o Quênia abrirá uma embaixada em Brasília.

O relator da indicação, senador Cristovam Buarque (PT-DF), afirmou que a aproximação com a África se impõe como -imperativo histórico e cultural-. A seu ver, os países africanos são -parceiros estratégicos- do Brasil, e a abrangência das alianças a serem desenvolvidas dependerá, em grande parte, dos esforços brasileiros.

Milênio

O presidente da CRE, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), nomeou Cristovam Buarque como o coordenador da Bancada do Milênio, que vai acompanhar os esforços brasileiros no cumprimento de metas de desenvolvimento social estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Declaração do Milênio.

Foi aprovado ainda requerimento apresentado por Cristovam para a realização de audiência pública, no segundo semestre, sobre o tema -Os laudos antropológicos na aplicação dos direitos constitucionais-. Na justificativa do requerimento, o senador observou que os laudos foram várias vezes citados por especialistas durante audiências destinadas a debater a questão da demarcação de terras indígenas.



17/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova três indicações de embaixadores

Aprovadas indicações de três embaixadores

CRE vota três indicações de embaixadores

Proposta de oito novas ZPEs recebem parecer favorável na CDR

CRE analisa três indicações de embaixadores e emendas à LDO

CRE vota três mensagens com indicações de embaixadores