Indicações para Prêmio Bertha Lutz encerram-se em 1º de novembro



As indicações para o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido anualmente pelo Senado Federal, encerram-se no dia 1º de novembro. Poderão fazer indicações, que deverão ser encaminhadas à Mesa do Senado, entidades, de caráter governamental ou não-governamental, de âmbito nacional, que desenvolvam atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher. Cada entidade poderá indicar apenas um nome e a indicação deverá ser acompanhada do curriculum vitae e de justificativa.

Instituído por resolução do Senado aprovada no ano passado, o prêmio é conferido anualmente a cinco mulheres de diferentes áreas de atuação, que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. O diploma, conforme a resolução, será entregue anualmente, durante sessão do Senado Federal especialmente convocada para esse fim, a realizar-se durante as atividades do Dia Internacional da Mulher - 8 de março. A escolha das indicadas é feita por um conselho integrado por um representante de cada partido político com assento no Senado.

A senadora Emilia Fernandes (PT-RS), autora da iniciativa e presidente do conselho responsável pela seleção das agraciadas, lembrou que o diploma foi criado para reconhecer a luta das mulheres na defesa de seus direitos.

A escolha do nome de Bertha Lutz, recordou a senadora, se deveu à dedicação dessa paulista à conquista do progresso feminino no país, especialmente sua luta pelo direito de voto feminino, conquistado em 1932. Bertha Lutz, filha do cientista Adolfo Lutz, nascida em agosto de 1894, era bióloga e advogada e foi também uma das primeiras mulheres eleitas para o mandato de deputada federal, em 1936. Participou também da formação de diversas associações em favor da mulher, a exemplo da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, fundada em 1919.

As cinco primeiras agraciadas com o Diploma Bertha Lutz, em 2001, foram a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP); Maria Berenice Dias, desembargadora do Rio Grande do Sul; Maria Isabel Lopes, secretária municipal de Fortaleza; Heleieth Iara Bongiovani Saffioti, socióloga e professora de São Paulo; e Herilda Balduíno de Souza, advogada do Distrito Federal.

Outras informações relativas às indicações ao diploma podem ser obtidas na Subsecretaria de Apoio a Conselhos e Órgãos do Parlamento, na Secretaria Geral da Mesa, pelo telefone 0xx- 61- 311-4561.



21/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicações para Prêmio Bertha Lutz encerram-se nesta quarta

Inscrições para prêmio Bertha Lutz vão até 1º de novembro

Conselho recebe indicações até 1º de novembro para Diploma Mulher-Cidadão Bertha Lutz

Senado recebe indicações para prêmio Bertha Lutz

Prêmio Bertha Lutz recebeu 75 indicações

Inscrição para Diploma Bertha Lutz pode ser feita até 1º de novembro