Indicado ministro, Crivella quer criar a 'Embrapa da pesca'



Pouco depois de conversar pelo telefone com a presidente Dilma Rousseff, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) deu sua primeira entrevista anunciando que aceitou o convite do governo para conduzir o ministério da Pesca e Aquicultura. Engenheiro civil, ele disse que pesca é uma área onde ainda tem muito a aprender.

VEJA MAIS

- Quando fui convidado, no fim de semana, minha primeira reação foi de surpresa. Verifiquei que esta é uma homenagem que a presidente da República quer fazer ao povo fluminense. É uma área em que, confesso, vou ter que aprender muito.

Crivella disse aos jornalistas que, em sua conversa com a presidente da República, Dilma Rousseff comentou que o setor da pesca envolve milhões de brasileiros e, mais que isso, brasileiros humildes. De acordo com o parlamentar, ela pediu que ele devote a essa pasta o mesmo esforço dedicado à atividade missionária que ele conduziu por 10 anos na África.

- Minha responsabilidade é enorme e espero estar à altura do cargo que me é confiado.

Na mesma entrevista, Crivella referiu-se a um Caderno de Metas para 2022, criado por seu partido, entre outros objetivos, com o propósito de ajudar o Brasil a duplicar a estrutura sustentada de peixes e triplicar seu consumo per capita.

O senador também disse que o Brasil tem 800 mil engenheiros e que, destes, apenas 1.475 são da área da pesca. Para o parlamentar, isso é preocupante porque, no Brasil, a pesca deveria ter o mesmo tamanho da agricultura. Daí porque ele defende a criação, na área da pesca, de uma empresa nos moldes da Empresa Brasileira de Agricultura (Embrapa).

Ideli Salvatti

Ao deixar a presidência do Senado, depois de uma reunião com o presidente José Sarney, a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, disse que a escolha de Crivella se deve à importância que ele tem no PRB.

- O PRB é "parceiríssimo" desde o governo do presidente Lula, com o ex-vice-presidente José Alencar, e também tem sido durante o governo da presidente Dilma Rousseff. Então essa foi a decisão que a presidenta tomou.



02/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella toma posse como ministro da Pesca

Planalto anuncia que senador Marcelo Crivella será ministro da Pesca

Crivella quer criar frente parlamentar para elaborar política de pleno emprego

Crivella quer criar poupança e fundo de empréstimo para brasileiro que vive no exterior

Ministro do Trabalho quer criar sistema único de emprego

Embrapa inicia obras da unidade de pesca e aquicultura