Indicador de produtos comercializados por atacado tem maior queda do ano



O índice da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) caiu 4,9% no mês de abril, garantindo o menor resultado do ano. O indicador mede a variação dos preços no atacado dos principais produtos comercializados.
 
Os setores de legumes e verduras, que registraram quedas de 11,25% e 15,67%, respectivamente, favoreceram a queda do índice. O indicador acumula alta de 6,99% e elevação de 8,11% nos últimos 12 meses. Após consecutivas elevações dos preços no primeiro trimestre, a tendência é que ocorram mais quedas nos próximos meses, principalmente nos produtos em safra, uma vez que a condição climática é favorável para produção.
 
No setor de hortaliças, apenas o milho verde teve alta de 19,89%. Outros produtos como salsa, repolho, escarola e alface crespa apresentaram quedas. Nos legumes as principais altas foram do quiabo (38,51%) e do pepino japonês (25,72%), enquanto chuchu, tomate e beterraba sofreram baixas.
    
Primeiro balizador de preços de alimentos frescos no mercado, o índice Ceagesp é um indicador de variação de preços no atacado de frutas, legumes, verduras, pescado e diversos. Divulgado mensalmente, os itens da cesta foram escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade.

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



22/07/2010 05:26


Artigos Relacionados


SP reduz o ICMS para indústria e atacado de produtos de couro

Grupo de trabalho pode definir produtos comercializados

Justiça: Fiscais do Ipem verificam produtos comercializados em pet-shops

Produtos da agricultura familiar serão comercializados na Copa do Mundo 2014

Preços de produtos primários brasileiros negociados no exterior têm queda de 1,7% em novembro

SP tem a maior queda de assassinatos de adolescentes