SP reduz o ICMS para indústria e atacado de produtos de couro



Medida diminui a carga tributária dos fabricantes para 7%; atacadistas terão recolhimento do ICMS reduzido a 12%

(Atualizada às 12h20)

O governador Geraldo Alckmin firmou nesta segunda-feira, 23, decreto que desonera as operações internas de fabricantes e atacadistas de produtos de couro. A medida reduz a carga tributária do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para artigos de couro, sapatos, bolsas, cintos, carteiras e acessórios fornecidos a contribuintes localizados no Estado.

"O Brasil não pode ser só exportador de produtos primários. Precisamos agregar valor. E no caso da indústria calçadista, é impressionante o que ela gera de emprego e contribui para a economia", declarou Alckmin sobre a medida.

O decreto do governo do Estado, assinado durante a visita de Geraldo Alckmin ao município de Franca, amplia os benefícios concedidos ao setor. O governo estadual havia prorrogado, em março de 2011, a redução da base de cálculo do ICMS para os fabricantes de produtos de couro diminuindo o recolhimento do imposto de 18% para o correspondente a 12%. Com este novo decreto, a carga tributária do ICMS que incide sobre as operações internas das indústrias cai a níveis mais baixos e passará a ser de 7%.

A desoneração tributária vale também para as mercadorias produzidas sob encomenda nos casos em que o encomendante for o responsável pelo fornecimento dos insumos, seja detentor da marca sob a qual o produto será comercializado ou estiver credenciado junto à Secretaria da Fazenda nas demais hipóteses de terceirização parcial ou integral.

A desoneração foi estendida também aos atacadistas de produtos de couro, que contarão com redução da carga tributária de 18% para 12%. O benefício diminui o desembolso dos contribuintes que ganham folga de capital de giro nas operações com seus fornecedores paulistas.

"A desoneração é uma filosofia para que possamos estimular o comércio. O que se faz em São Paulo é de imensa responsabilidade. Por isso, essa filosofia de desoneração é um estímulo para que a economia continue crescendo", afirmou o secretário de de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Barbosa.

A ação visa equalizar as condições de competitividade das empresas paulistas diante da forte concorrência de benefícios semelhantes concedidos por outras unidades da federação e incrementar a atividade econômica do setor que detém alto potencial de geração de empregos.

Além de descerrar as placas de entrega de uma quadra poliesportiva e vestiários da Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, Alckmin entregou uma Delegacia Seccional de Polícia e anunciou mais investimentos.

Do Portal do Governo do Estado



04/23/2012


Artigos Relacionados


País reduz Imposto de Importação de 417 produtos e benefício à industria será de US$ 2,1 bi

Projeto que reduz ICMS sobre produtos da cesta básica tem parecer favorável

Indicador de produtos comercializados por atacado tem maior queda do ano

PATROCÍNIO APELA EM FAVOR DA INDÚSTRIA DO COURO

São Paulo reduz ICMS para equipamentos militares

Covas reduz ICMS para o setor moveleiro