Índice de trabalho infantojuvenil na Bahia é superior à média nacional, aponta OIT



No estado da Bahia, o índice de trabalho infantojuvenil para adolescentes que têm entre 14 e 17 anos está acima da média nacional, segundo estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) nesta quinta-feira (5). 


De acordo com o documento, em 2008, dos jovens na Bahia entre 14 e 15 anos, 21,6% estavam ocupados, enquanto que a média nacional era de 16,5%. Na faixa etária de 16 e 17 anos esse número é de 34,9% na Bahia e 33,6% na média nacional.


Na faixa abaixo dos 14 anos, os índices para a Bahia em 2008 são: 10,5% para os jovens entre 10 e 13 anos e entre a faixa de 5 a 9 anos, 1,6%. No Brasil esses índices para os jovens entre 13 e 10 anos são de 6,1% e para as crianças entre 5 e 9 anos, 0,9%. 


Agricultura lidera o ramo de trabalho no estado

Segundo os dados registrados pela organização internacional, a maioria dos jovens ocupados na Bahia trabalham na agricultura, sendo que no resto do Brasil a maioria está em atividades não agrícolas. Na Bahia, 65,9% das crianças e adolescentes estavam trabalhando na agricultura em 2008, o que representa cerca de 300 mil crianças, enquanto que, no resto do País, esse índice era de cerca de 33%, o que representa aproximadamente 1,5 milhões de crianças.


A justificativa para o estado da Bahia ter um número acima da média nacional de crianças e jovens realizando trabalho agrícola está no fato de as atividades agrícolas terem um forte peso no estado. O estudo mostra ainda que a maioria das crianças e jovens que trabalham no estado são negros e do sexo masculino.


O estudo teve como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2008.


Fonte:
Agência Brasil

 

Saiba mais sobre erradicação do trabalho infantil no Portal Brasil.



11/08/2010 21:06


Artigos Relacionados


DF tem taxa de desemprego superior à média nacional, mostra Ipea

Taxa média de juros a pessoa física recua pelo 3o mês e atinge menor índice em 16 anos

Cristovam apresenta Índice de Desenvolvimento do Ensino Superior

CCJ aprova ministros para Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar

Secretaria do Trabalho da Bahia debate inserção no mercado de trabalho

Lídice da Mata lamenta alto índice de crimes contra homossexuais na Bahia