Indígenas defendem sistema de educação próprio



Representantes de comunidades indígenas estão mobilizados na Conferência Nacional de Educação (Conae), que termina no fim da tarde desta quinta-feira (1), em Brasília. Eles recolhem assinaturas para uma moção em defesa das resoluções da Conferência de Educação Escolar Indígena. Entre as reivindicações das comunidades está a criação de um sistema nacional de educação voltado para esses povos, com fundo de financiamento próprio.


A coordenadora das escolas indígenas e liderança macuxi na Raposa Serra do Sol (RR), Natalina Messias, defende a criação de um sistema com autonomia e participação das comunidades. “Nas escolas nós não temos essa autonomia quanto à formação de professor, merenda escolar, ao transporte escolar e à elaboração de material didático. Nós não sabemos quanto realmente é destinado para educação escolar indígena. Dizem que tem muito dinheiro, mas isso não chega até nós e não conseguimos trabalhar com esses valores que dizem que nós temos.”, destaca a líder indígena.


Outra reivindicação dos representantes indígenas na Conferência Nacional de Educação é a ampliação de programas para acesso a universidades. O professor Ninawa, da comunidade Kaxinawá de Curumã, no Acre, afirma que a exclusão dos indígenas no ensino superior exige políticas públicas urgentes. “Essa é uma das propostas que a gente traz para a conferência, que o indígena tenha esse conhecimento superior para ajudar e facilitar o processo de desenvolvimento nas comunidades”.


Fonte: 

Agência Brasil



01/04/2010 18:39


Artigos Relacionados


(Flash) - Nova fábrica da Natura possui sistema próprio de tratamento de esgotos

Inácio Arruda destaca acerto dos constituintes em criar sistema próprio de Seguridade Social

Autoridades defendem direitos de indígenas permanecerem no Bananal

Senadores defendem inclusão social dos povos indígenas

Senadores defendem criação de Secretaria Nacional dos Povos Indígenas

SENADORES DEFENDEM REFORMA DO SISTEMA TRIBUTÁRIO