Índios ainda enfrentam muitas dificuldades, afirma Tião Viana
Em seu pronunciamento, Tião Viana destacou algumas reivindicações apresentadas pelos líderes indígenas que participaram do 4º Acampamento Abril Indígena, montado na Esplanada dos Ministérios até esta quinta-feira (19). O evento é realizado desde 2005 sempre neste mês, com o objetivo de discutir questões de interesse das comunidades.
- Eles entendem que o governo deve ter um pouco mais de cautela ao desenvolver os grandes projetos de infra-estrutura que afetam as suas regiões. Querem ser consultados sobre aquilo que lhes diz respeito e esperam participar das decisões que vão ser tomadas. Isso envolve desde a transposição do São Francisco e o problema dos biocombustíveis, que poderia estar valorizando em demasia as terras e valorizando a atividade pecuária - disse.
Tião Viana disse reconhecer as iniciativas de governos anteriores em relação às terras indígenas, mas ressaltou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva demarcou 63 territórios, entre os anos de 2003 e 2006. Também assinalou a atuação do Conselho Nacional de Política Indigenista, responsável pela manutenção de um canal de interlocução com as entidades representativas das tribos, mas afirmou que há dificuldades no controle dos recursos repassados à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), voltada ao atendimento da saúde indígena.
- É urgente acelerar as respostas que o governo possa dar no campo das políticas públicas, tanto o governo federal como os governos estaduais e municipais - disse o senador.
Tião Viana citou como exemplo a sua preocupação com o controle dos repasses de recursos da Fundação Nacional de Saúde aos municípios, para a gestão da saúde indígena, e dos resultados obtidos com esses investimentos.
- Ainda há muita dificuldade no controle dos recursos oriundos da Funasa e a resposta tem sido pequena em comparação ao que os índios merecem e têm reivindicado - disse.19/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasileiros ainda enfrentam dificuldades para deixar o Egito
TIÃO VIANA: ESTUDANTES BRASILEIROS ENFRENTAM "CONSTRANGIMENTOS" NA BOLÍVIA
Tião Viana homenageia índios e pede demarcação de suas terras
TIÃO VIANA: APROVAR CONVENÇÃO 169, DA OIT, É A MAIS JUSTA HOMENAGEM AOS ÍNDIOS
Tião Viana denuncia pobreza, alcoolismo e perda da cultura entre os índios Kulina
Negros enfrentam mais dificuldades no mercado de trabalho