Tião Viana denuncia pobreza, alcoolismo e perda da cultura entre os índios Kulina



Os índios Kulina, que vivem perto do Rio Purus, no Acre, estão consumindo álcool demasiadamente, trocando seus pertences, animais e produtos pela bebida e criando problemas nas cidades de Manoel Urbano e Sena Madureira, naquela região. A informação foi dada, nesta sexta-feira (3), no Plenário, pelo senador Tião Viana (PT-AC), a partir de informações do padre Paolino Baldassari, que lhe enviou carta relatando esses fatos.

O padre informou ainda, segundo Tião Viana, que os índios Kaxinawá, que também vivem na região, embora pareçam mais organizados, gastam dinheiro com luxos, como vestidos, luz e televisão, enquanto suas crianças passam fome. Esses índios foram incentivados pela Fundação Nacional do Índio (Funai) a aumentar suas famílias, segundo o padre. Por esse motivo, a maioria dos homens tem entre três a cinco mulheres, e, com essas, vários filhos.

Em trecho da carta lida por Tião Viana no Plenário, o padre disse:

"A mulher é uma sofredora, vira escrava, me disse uma Kaxinawá que vai casar com um branco porque tem só uma mulher. É um grave abuso".

O padre contou ainda que "agora os crentes entraram e querem apagar qualquer sinal de cultura", alegando que a cultura dos índios não salva a alma. Para Baldassari, conforme relatou o senador, a situação desses índios na região é "muito negativa".

Em outro trecho da carta, o padre observa que, em tempos passados, "tudo funcionava melhor", mas os cursos da Funai, da Uni-índio e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) retiraram as lideranças do convívio com as tribos. O religioso avalia que, ao levar os líderes indígenas para as cidades, seu povo ficava sem instruções nas tribos. Ao mesmo tempo, muitos desses líderes descobriram os prazeres e costumes da cultura urbana, e, com isso, começaram a se descaracterizar.

Para o senador, Baldassari expressa nessa e em outras cartas que lhe são enviadas o choque de culturas entre homens da cidade e das áreas isoladas, "o que mostra a complexidade que é viver na Amazônia".



03/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana homenageia índios e pede demarcação de suas terras

Índios ainda enfrentam muitas dificuldades, afirma Tião Viana

TIÃO VIANA: APROVAR CONVENÇÃO 169, DA OIT, É A MAIS JUSTA HOMENAGEM AOS ÍNDIOS

Tião Viana: pedido de perda de mandato de Renan pode ir direto ao Plenário

Tião Viana propõe perda do cargo para magistrado comprovadamente desonesto

TIÃO VIANA DENUNCIA ESTERILIZAÇÃO EM MASSA