Índios do Vale do Javari são submetidos a exames de hepatite



Começou na segunda-feira (12) e segue até o próximo dia 20 a realização de exames clínicos para a avaliação de indígenas portadores de hepatites assistidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte (AM) – região de difícil acesso, próxima à fronteira com o Peru.

Esta é a terceira ação promovida este ano pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical do Amazonas, com o objetivo de identificar o estágio da doença e definir o tipo de tratamento específico para cada paciente.

Para a realização dos exames, aproximadamente 80 indígenas da etnia Kanamari estão sendo deslocados de suas aldeias, que ficam às margens do Rio Itaquaí, até a Casa de Apoio de Tabatinga.  Os  indígenas são submetidos a exames laboratoriais para a identificação de hepatites virais, além de teste rápido para HIV e sífilis, exames para a detecção de malária, testes clínicos de rotina e atualização do cartão de vacinação. A Casa de Apoio de Tabatinga é o local de acolhimento para o tratamento dos indígenas portadores de hepatites virais, que saem de suas aldeias para serem tratados e acompanhados por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de patologia clínica. Dependendo de cada caso, o tempo de duração do tratamento pode chegar a um ano.

Este ano, o Dsei Vale do Javari promoveu outras duas ações para exames clínicos em indígenas da região, beneficiando 203 índios das etnias Matis, Mayoruna e Marubo. A primeira ação foi realizada em maio e atendeu a 98 índios. A segunda ocorreu em outubro e envolveu 105 indígenas.

Durante a realização dessa terceira etapa, os indígenas identificados como portadores de hepatites durante o primeiro e segundo manejo clínico serão reavaliados a fim de se verificar a evolução do tratamento e também identificar os indígenas aptos a receber alta e retornar as aldeias. Vale ressaltar que os indígenas que são submetidos aos exames na Casa de Tabatinga já participaram anteriormente de triagem sorológica nas aldeias e alguns foram identificados como suspeitos de serem portadores de hepatites B e D.

Com realização desse tipo de ação, o Ministério da Saúde espera reduzir a incidência de hepatites virais entre indígenas do Dsei Vale do Javari.

 

Fonte:
Ministério da Saúde

 



14/12/2011 15:40


Artigos Relacionados


Saúde e Instituto de Medicina Tropical realizam exames de hepatites em indígenas no Vale do Javari

Funai confirma existência de novo grupo de índios isolados no Vale do Javari (AM)

Jefferson Praia pede mais funcionários para Funasa no Vale do Javari

Programa leva testes de HIV, sífilis e hepatite a índios de todo o País

Acordo entre índios e Vale do Rio Doce é comemorado por Ana Júlia

Ana Júlia apela à Vale do Rio Doce para que cumpra acordo firmado com índios