Indústria recupera confiança na economia, indica pesquisa da FGV



Depois de demonstrar pouco otimismo, em novembro, os empresários da indústria recuperaram o ânimo, em dezembro, conforme mostra a pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) atingiu a melhor marca do segundo semestre, passando de 112,7 pontos para 114,5 pontos, com alta de 1,6%.

Esse resultado indica a percepção sobre o desempenho atual do setor e as expectativas sobre o desenvolvimento econômico do País no curto prazo, em consultas feitas com 1.196 empresas, que têm faturamento de R$ 625,9 bilhões.

A evolução favorável dos negócios foi o que ajudou a resgatar o otimismo dos empresários. O Índice da Situação Atual (ISA), um dos componentes do ICI, atingiu 116,2 pontos ante 114,7, em novembro, com um avanço de 1,3%, o que interrompeu a sequência de sete quedas registrada desde abril deste ano, período em que a indústria apresentou o maior grau de satisfação do ano (120 pontos).

De acordo com a nota da FGV, essa mudança foi influenciada pela redução na parcela de entrevistados que classificaram como fraca a situação dos negócios, de 13,0% para 4,7%.


Cresce a expectativa de contratação de trabalhadores 

O Índice de Expectativas teve elevação de 1,9% e chegou a 112,8 pontos ante 110,7. Do total de consultados, 31% manifestaram intenção de ampliar o número de empregados até fevereiro de 2011. Essa parcela é maior do que a registrada em novembro (28,6%).

O levantamento mostra ainda que caiu a parcela de empresários que planejam efetuar cortes de pessoal. Em novembro, 7,8% dos entrevistados disseram que iriam eliminar vagas, percentual que passou para 5,7% em dezembro.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria também apresentou crescimento, de 84,5% para 84,9%. A maior marca foi registrada em junho deste ano (85,5%).


Fonte:
Agência Brasil



28/12/2010 11:20


Artigos Relacionados


Confiança da indústria na economia tem a primeira alta do ano, indica FGV

Prévia de abril indica leve aumento da confiança da indústria na economia

Confiança da indústria fica estável, indica FGV

Confiança da indústria fica estável em fevereiro, indica prévia da FGV

Confiança da indústria na economia cai em abril

FGV: melhora confiança dos empresários da indústria de transformação na economia