Inflação brasileira está sob controle e vai recuar para o centro da meta, garante Tombini
A inflação brasileira está sob controle e deve recuar para o centro da meta que é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Afirmação foi feita pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante palestra, em Londres nesta quinta-feira (3). “A inflação está sob controle. Estamos trazendo ela para perto da meta", enfatizou.
Tombini acrescentou que o crescimento da economia brasileira no terceiro trimestre será mais favorável do que se esperava anteriormente. A estimativa de crescimento para este ano havia sido reduzida pelo banco de 2,7% para 2,5%.
As declarações foram dadas durante palestra “Brazil's Economic Outlook," em um evento organizado pela Embaixada do Brasil, em Londres. "Podemos ter um terceiro trimestre de acomodação, isto é esperado pelos participantes do mercado, mas será mais favorável do que as pessoas estavam esperando", afirmou Tombini.
De acordo com Relatório Trimestral do BC, a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subirá 5,8% neste ano pelo cenário de referência, ante previsão anterior de 6%, e 5,7% em 2014.
Dívida Externa
O Brasil reduziu sua dívida externa entre 2012 e 2013, passando da sexta para a nona posição entre os países emergentes, afirmou Tombini.
Além disso, a economia brasileira subiu da sétima para a quarta posição entre os países líderes na atração direta de recursos estrangeiros entre 2010 e 2012.
Dólar
Alexandre Tombini disse que o governo vem atuando de maneira eficaz e que as intervenções passadas já reduziram a volatilidade. Segundo ele, o Banco Central vai continuar atuando para evitar o excesso de volatilidade da moeda.
Fonte:
Portal Brasil
Banco Central
03/10/2013 15:47
Artigos Relacionados
Tombini prevê que inflação ficará no centro da meta em 2012
Gleisi está otimista com anúncio de Tombini sobre controle da inflação e crescimento
Tombini diz que inflação brasileira está em queda e assim vai continuar
Tombini: BC age para colocar inflação na meta de 4,5%
Inflação do País está sob controle, garante ministro da Fazenda
Inflação brasileira está sob controle, destaca Guido Mantega