“Infraestrutura precisa crescer junto”, diz César Borges



O ministro dos Transportes, César Borges, afirmou nesta quinta-feira (12) que o governo federal tem o grande desafio de dotar o País de infraestrutura. Ao debater a “Infraestrutura e logística: o custo do atraso” no 8º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e realizado no Centro de Convenções de Brasília (DF), o ministro demonstrou preocupação com o aumento da produção agrícola, que demanda uma estrutura logística eficiente.

“O escoamento de safra cresce na razão de 10% ao ano. Mas será que a infraestrutura cresce na mesma proporção?”, questionou. César Borges reiterou a necessidade de investir em ferrovias para facilitar o escoamento por outros portos do País e, assim, desafogar o porto de Santos.

César Borges destacou problemas como licenciamentos e fiscalizações que emperram a celeridade das obras e fez um apelo à sociedade brasileira. “É preciso recorrer a vários setores e ao Congresso Nacional, que representa a sociedade, para colocar a questão sobre esses obstáculos em discussão”, ponderou. 

O ministro assegurou ainda que o governo tem procurado buscar os caminhos mais efetivos para atender às necessidades da economia brasileira. “Um deles é a concessão. Estamos fazendo um esforço muito grande para dotar o Brasil de uma logística do século XXI, porque, no passado, o País investiu pouco em infraestrutura”, explicou.

Ao ser questionado sobre as concessões de rodovias e ferrovias, o ministro César Borges atribuiu o sucesso dos últimos três leilões de rodovias aos ajustes feitos após diálogos com a iniciativa privada, que implicaram o aumento da atratividade e da concorrência. Quanto às ferrovias, o ministro esclareceu que o novo modelo prevê a compra integral pela Valec do direito de passagem.

Posteriormente, a estatal fará a oferta pública dessa capacidade para os operadores ferroviários independentes, ou seja, usuários que queiram transportar carga própria, operadores ferroviários logísticos ou outros concessionários de transporte ferroviário. “Dessa forma, haverá o aumento da concorrência e o fim do monopólio”, concluiu o ministro dos Transportes.

Fonte:

Ministério dos Transportes



13/12/2013 15:32


Artigos Relacionados


César Borges aponta problemas de infraestrutura na Bahia

César Borges reclama da falta de investimentos em infraestrutura na Bahia

César Borges pede investimentos em infraestrutura no sudoeste da Bahia

César Borges diz que o Brasil precisa investir em saneamento básico

César Borges diz que governo precisa dialogar com dom Luiz Cappio

Governo precisa dialogar com dom Luiz Cappio, diz César Borges