Iniciada a discussão da proposta orçamentária de 2012



No Plenário lotado por servidores do Judiciário e do Ministério Público da União e por representantes de aposentados e pensionistas, o relator-geral do Orçamento 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), iniciou a leitura de seu relatório final, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO). 

A concessão de reajustes para essas categorias é a principal divergência entre governo e oposição quanto à votação do Orçamento. A oposição apoia os pleitos por reajuste acima da inflação, enquanto o governo afirma que não tem condições de conceder aumento.

Alguns parlamentares da base governista, como Paulo Paim (PT-RS) e os pedetistas, também apoiam a reivindicação de aposentados e pensionistas, que querem 11,7% de reajuste. Eles acenam com a possibilidade de acordo, desde que a presidente Dilma Rousseff se comprometa a estabelecer, a partir de 2012, uma política permanente de recomposição do valor dos benefícios. Caso contrário, prometem tentar obstruir a votação.

Enquanto Arlindo Chinagia lê seu relatório, líderes partidários estão reunidas com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, tentando negociar uma saída para o impasse.

Mais informações a seguir



22/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


INICIADA A DISCUSSÃO DA PROPOSTA QUE ALTERA PAPEL DAS GUARDAS MUNICIPAIS

INICIADA A DISCUSSÃO DA PROPOSTA QUE ALTERNA ENTRE HOMEM E MULHER MINISTROS DO STF

Proposta orçamentária para 2012 está em votação na CMO

Aprovado relatório preliminar da proposta orçamentária para 2012

Proposta orçamentária para 2012 prevê salário mínimo de R$ 619,21

Iniciada a discussão da reforma do Judiciário