Iniciada contagem regressiva para Jogos Paralímpicos 2016
Começou neste sábado (7), a contagem regressiva para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. A expectativa para a edição que ocorrerá daqui três anos é que 4.350 atletas participem na briga por medalhas em 22 esportes. Os primeiros Jogos Paralímpicos na América do Sul serão também os maiores da história da modalidade.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, falou sobre o poder dos transformados dos jogos, durante a da 125ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, em Buenos Aires. “Esporte paraolímpico é esporte de alto rendimento. É habilidade, talento, comprometimento, dedicação, paixão, excelência. Sem dúvida, os Jogos Paraolímpicos têm todos os ingredientes capazes de inspirar pessoas ao redor do mundo.”
Para celebrar o marco de três anos para os Jogos, o velocista brasileiro Yohansson Nascimento, atual campeão paraolímpico e mundial dos 200m T46 e recordista mundial da prova na classe T45, e mais de cem crianças, com e sem deficiência se reuniram na Vila Manoel José Gomes Tubino, no Mato Alto, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A gerente de Integração Paralímpica do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Mariana Mello, falou sobre a importância do esporte paraolímpico. “Os atletas paraolímpicos são um exemplo fantástico para essas crianças. Eles representam a superação, a dedicação e a força de vontade necessárias para conquistar nossos sonhos. Experiências como esta as farão adultos melhores, mais aptos a entender e lidar com as diferenças.”
A formação de novos atletas também vem sendo fomentada no Rio. Na cidade, já são cerca de 1,8 mil alunos com deficiência atendidos por mais de 40 professores especializados nas vilas esportivas da prefeitura, como a do Mato Alto, em que foi realizado o evento desta sexta. A prefeitura ainda renovou o compromisso de manter o Time Rio Paralímpico, com o apoio a 20 atletas e quatro guias em quatro modalidades: atletismo, canoagem, natação e judô.
Rio 2016
Desde outubro de 2009, quando foi anunciado como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para receber atletas e visitantes no maior evento esportivo do planeta, a ser realizado pela primeira vez na América do Sul. A cidade passará por uma profunda transformação urbana e social: serão priorizadas as construções de vias expressas, túneis e moradia, linhas de BRT (sigla para Bus Rapid Transit - corredor exclusivo de ônibus) e revitalização da zona portuária.
Graças às realizações, em anos anteriores, dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos (2007), Jogos Mundiais Militares (2011) e também da Copa do Mundo de 2014, a cidade não terá de sair do zero para ser o centro do mundo esportivo em agosto de 2016. Na Vila Olímpica e Paralímpica, por exemplo, apenas 26% das instalações precisarão ser construídas.
Fonte:
10/09/2013 18:27
Artigos Relacionados
Vídeo faz contagem regressiva para lançamento da marca das Olimpíadas de 2016
Faltam mil dias para Jogos Paralímpicos Rio 2016
Marca dos Jogos Paralímpicos 2016 é lançada no Rio de Janeiro
Dia Mundial do Meio Ambiente marca contagem regressiva para a Rio+20
César Borges diz que começou contagem regressiva para o governo
Começa contagem regressiva para o início da Copa 2014 no Brasil