Marca dos Jogos Paralímpicos 2016 é lançada no Rio de Janeiro



 

Cerca de 200 mil pessoas acompanharam na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, o lançamento da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A atividade foi realizada na noite do último sábado (26), durante a inauguração da 16ª Árvore de Natal da cidade, considerado o terceiro maior evento de mobilização dos cariocas, após o réveillon de Copacabana e o Carnaval.

A marca contempla a nova grafia sugerida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), com a substituição do termo “paraolímpico” por “paralímpico”. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) também adota a grafia no nome da entidade e alinha a marca ao conceito internacional do IPC – o Brasil era o único país de língua portuguesa que ainda utilizava o termo antigo, com a letra “o” no meio da palavra.

O desenvolvimento da marca ficou a cargo da Tátil Design de Ideias. É a mesma agência brasileira selecionada para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, após um processo de cinco meses que contou com a participação de 139 agências nacionais. O Comitê Paralímpico Internacional reconheceu a abrangência do processo e também escolheu a Tátil para desenvolver a marca paralímpica.

A primeira aparição da marca foi realizada no fim da exibição de três minutos do filme oficial no telão do palco principal do evento, em frente ao Estádio de Remo. Após a apresentação do vídeo e ao som de trilha sonora, uma enorme escultura da marca, medindo 4 metros de altura e 3 metros de largura e pesando 160 kg, foi erguida por uma plataforma hidráulica ao lado do palco. Um rastilho de fogos foi disparado a partir da plataforma em direção à Árvore de Natal, dando a deixa para o seu acendimento.

Após o espetáculo de lançamento da marca, convidados e jornalistas puderam vivenciar uma performance tridimensional da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Uma escultura de poliuretano passou por um longo processo de impressão 3D, recebeu sensores de luz para integração ao toque e programação de movimento com som.

A ideia de uma experiência em 3D, multissensorial, dá continuidade à experiência vivenciada pela marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016, lançada em dezembro do ano passado, na festa de réveillon da Praia de Copacabana, que também foi apresentada em uma versão tridimensional como uma escultura viva de luz e movimento. Até 2016, a experiência sensorial com a escultura da marca paralímpica será levada a diversas partes do Brasil, em eventos do calendário Rio 2016, ampliando o alcance dos Jogos.

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 



28/11/2011 17:07


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