Iniciativa da Secretaria da Educação chama a atenção da ONU



Publicação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente destacou cadernos feitos de papel reciclado que fazem parte do kit escolar

Uma ação realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação desde 2008 ganhou destaque em publicação da Organização das Nações Unidas distribuída na Rio+20. Trata-se da compra de cadernos feitos de papel reciclado, que compõem o kit escolar distribuído aos alunos da rede estadual de ensino no início do ano letivo.

O estudo analisou o impacto da iniciativa da Secretaria da Educação com base em números de 2011, quando foram distribuídos 3,8 milhões de kits escolares que tiveram investimento de R$ 79,3 milhões. Em cada kit foi incluso um caderno produzido com papel reciclado.

A avaliação feita pela consultoria francesa Factea Durable - Conseil en développement durable, mostrou que a aquisição do material permitiu economia de 8.829 m³ de água (mais de 8 milhões de litros) e de 241 kg de organo-halogenados (compostos químicos que são utilizados na fabricação do papel e causam danos à camada de ozônio), além da reciclagem de 1.766 toneladas de lixo.

A aquisição de cadernos feitos de papel reciclado também tem impacto social, contribuindo para a diminuição dos lixões a céu aberto e para a geração de renda aos catadores que vivem da coleta de materiais recicláveis.

Do Portal do Governo do Estado

 



06/25/2012


Artigos Relacionados


Iniciativa nesta terça na Estação Sé chama atenção para os cuidados com o coração

Educação: Secretária elogia o trabalho do Cape e incentiva parceria com a iniciativa privada

Pesquisador chama atenção para a proteção a macacos

Campanha chama atenção para crianças que esperam um lar

Cristovam chama a atenção para "cegueira educacional"

Patrocínio chama a atenção para acidentes de trabalho