Inmetro assina acordo com agência chinesa para facilitar identificação de produtos
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, assinaram na terça-feira (12) um memorando de entendimento com a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ), agência reguladora da China que prevê melhorias na segurança dos produtos de consumo. Entre as propostas, está o acompanhamento e a melhoria dos mecanismos de monitoramento dos produtos que entram em ambos os países.
Com isso, Inmetro e AQSIQ criam um canal de comunicação efetivo para facilitar a identificação de produtos que possam oferecer risco à segurança do consumidor, assim como promover a justa concorrência das empresas no mercado, especialmente naqueles setores regulamentados pelo Inmetro. O acordo prevê ações como visitas técnicas, encontros periódicos e intercâmbio de profissionais.
Já no campo da Metrologia, o Inmetro firmou instrumento de cooperação com seu órgão congênere na China, o Instituto Nacional de Metrologia (NIM). O objetivo da iniciativa conjunta, segundo o Inmetro, é promover o intercâmbio de conhecimento técnico e científico em metrologia, com ênfase nas áreas de novos materiais, nanotecnologia, nanometrologia e troca de materiais de referência certificados.
Fernando Pimentel e João Jornada integram a comitiva do governo brasileiro à China esta semana, liderada pela presidenta Dilma Rousseff.
Fonte:
Inmetro
13/04/2011 17:16
Artigos Relacionados
Brasil assina acordo internacional para facilitar extradição
Ciência e Tecnologia assina acordo com academia chinesa
Empresa Brasil de Comunicação assina acordo com estatal chinesa
Serviço Florestal Brasileiro assina acordo para garantir produtos florestais sustentáveis
Paulo Octávio propõe notas de real em tamanho diferenciado para facilitar identificação por cegos
Paulo Octávio quer mudar papel-moeda para facilitar identificação por deficientes visuais