Paulo Octávio quer mudar papel-moeda para facilitar identificação por deficientes visuais



A confecção de cédulas de papel-moeda poderá ser feita com dimensões diferenciadas para facilitar a identificação do dinheiro pelos portadores de deficiência visual. Essa é a proposta feita pelo senador Paulo Octávio (PFL-DF) em projeto de lei complementar que está tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Após ser votado na CAS, o projeto deverá ser examinado em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

De acordo com o projeto, as cédulas serão emitidas em tamanhos diferenciados e conterão marcas ou signos que tornem possível sua identificação tátil pelos deficientes visuais. Segundo Paulo Octávio, a proposta é justa, pois no último censo demográfico, realizado em 2000, 24,6 milhões de brasileiros declararam ser portadores de algum tipo de deficiência física ou mental. Em termos percentuais, esse número representa, segundo o senador, 14,5% da população do país. E entre os que alegam ter problemas de deficiência, 16,6 milhões disseram ser incapazes ou com alguma dificuldade para enxergar.

Caso seja aprovado o projeto, observou o senador, a medida atenderá, aproximadamente, a 9,8% da população brasileira. -No cotidiano, incontáveis são os negócios em que as cédulas são utilizadas como meio de pagamento, portanto a possibilidade correta da identificação das notas por considerável parcela da população é medida de inegável alcance social e de cidadania-, afirmou.

Paulo Octávio disse que durante o lançamento do Euro foi acolhida uma proposta da União Européia de Cegos de confecção das cédulas da nova moeda em tamanhos diferentes, medida que tem se mostrado eficaz. Para elaborar o projeto, o senador disse que contou com informações da Fundação Dorina Nowill.



09/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE APROVA IDENTIFICAÇÃO NAS CÉDULAS DE PAPEL-MOEDA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Paulo Octávio propõe notas de real em tamanho diferenciado para facilitar identificação por cegos

Paulo Octávio defende adoção de cédulas de dinheiro de tamanhos diferentes para ajudar deficientes visuais

Flávio Arns quer facilitar leitura de cédulas de real por deficientes visuais

Cédulas poderão ter identificação para deficientes visuais

Paulo Octávio quer suspender exigência de vistos e identificação para turistas norte-americanos