Paulo Octávio propõe notas de real em tamanho diferenciado para facilitar identificação por cegos



O senador Paulo Octávio (PFL-DF) apresentou projeto de lei complementar propondo que as notas de real sejam de tamanho diferente e contenham signos e marcas que facilitem sua identificação por cegos ou por pessoas com diferentes graus de deficiência visual.

Ele citou estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrando que 16,6 milhões de brasileiros declararam, no último censo, ter algum grau de deficiência visual. Este número corresponde a 9,8% da população brasileira, que serão beneficiados pela maior facilidade de identificação física do dinheiro brasileiro, argumentou.

Paulo Octávio reconheceu que o Banco Central, ao lançar as notas de real, reafirmou seu compromisso de realizar pesquisa, visando aperfeiçoar os recursos disponíveis para a leitura de cédulas pelos deficientes visuais. Para atingir esse objetivo, aumentou o tamanho dos algarismos nas cédulas, aplicou cores nítidas e diferenciadas por valor e imprimiu textos e valores em calcografia de expressivo relevo.

Essas medidas, acrescentou o senador, foram boas, mas insuficientes, face ao fato de todas as notas de real continuarem a ter idênticas dimensões - 140 por 65 milímetros. Assim, observou, não é possível diferenciar uma nota de R$1 de outra de R$ 100 pelo tamanho. Isso dificulta sua identificação por aqueles que não enxergam ou possuem certa dificuldade para enxergar, destacou.

Paulo Otávio lembrou que a Constituição federal tem por princípio fundamental garantir a plena cidadania. No caso das pessoas portadoras de necessidades especiais, o exercício da perfeita cidadania está relacionado à independência para agir, frisou o senador.

A apresentação do projeto, explicou o senador, tem exatamente essa finalidade, ao possibilitar que os deficientes visuais reconheçam, sem ajuda de ninguém, as diferentes notas de real, tornando possível efetuar transações com dinheiro com o máximo de liberdade.

- Isso representará instrumento poderoso de inclusão social - concluiu o senador.



01/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Octávio quer mudar papel-moeda para facilitar identificação por deficientes visuais

Paulo Octávio quer suspender exigência de vistos e identificação para turistas norte-americanos

José Nery vai propor legislação para facilitar acesso dos cegos aos livros

Paulo Octávio propõe isenção de IR para contratos de primeiro emprego

Paulo Octávio propõe incentivo para contratação de jovens, facilitando acesso ao primeiro emprego

Trem do monotrilho ganha maquete em tamanho real