Inmetro e comissão de segurança de produtos dos EUA firmam parceria
O Inmetro e a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos vão estudar juntos medidas de segurança dos produtos de consumo nos mercados onde atuam. Durante os próximos dois anos, as duas instituições vão colocar em vigor um plano de trabalho para compartilhamento de informações e para avaliarem regulamentos e normas dos dois países.
O mercado de berços será o primeiro a passar pela avaliação das duas instituições. Segundo a parceria, serão avaliadas amostras do produto de acordo com os requisitos definidos na norma técnica usada nos EUA e no Brasil.
O cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Denis W. Hearne, exaltou a iniciativa dos dois governos quanto à proteção dos cidadãos, lembrando que na visita do presidente Barack Obama ao Brasil foram assinados dez diferentes Memorandos de Entendimentos.
“Além do sucesso mútuo, nós também vislumbramos um futuro onde agiremos como parceiros iguais para enfrentar inúmeros problemas de nosso mundo. Energia, segurança alimentar, saúde e saneamento, infraestrutura, educação, paz e diplomacia são alguns temas de interesse em que podemos aprender juntos, compartilhando nossas experiências em benefício de todos”, enfatizou Hearne.
Ainda entre as ações previstas, está o intercâmbio de informações e experiências sobre sistemas de coleta de dados nacionais sobre acidentes de consumo; a sinalização sobre áreas de riscos emergentes; e a identificação de produtos para cooperação técnica, entre outras.
Fonte:
Inmetro
13/06/2011 14:57
Artigos Relacionados
Brasil e Reino Unido firmam parceria contra regulação de preços de produtos agrícolas
Inmetro estabelece requisitos obrigatórios para segurança de produtos infantis
Produtos da Amazônia terão selo do Inmetro
Inmetro e Mdic assinam parceria com empresas do setor automotivo
Inmetro realiza operação contra venda de produtos irregulares
Inmetro analisa peixes e azeites e identifica os produtos mais saudáveis