Inpe participa de experimento sobre impacto de aerossóis na Amazônia



Quatro dos seis projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para obtenção de financiamento de pesquisa colaborativa na campanha científica GOAmazon 2014 são coordenados por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). O quinto projeto é coordenado por um pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT MC), sediado no Inpe, e o sexto, por pesquisador do Instituto de Física da USP.

As propostas contempladas foram anunciadas na quinta-feira (21). A chamada foi aberta em colaboração com o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O anúncio representa a primeira oportunidade de pesquisa colaborativa entre três programas do DoE, a Fapesp, por meio do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), e a Fapeam.

A campanha GOAmazon (Green Ocean Amazon, na sigla em inglês), será realizada de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. O experimento foi desenvolvido para permitir o estudo sobre como aerossóis e fluxos de superfície influenciam ciclos de nuvem sob condições limpas, e também como os ciclos de vida de nuvens e aerossóis são influenciados pelo fluxo de poluentes a partir de uma megacidade tropical.

Essas observações vão fornecer um conjunto de dados vital para estabelecer modelos de parametrizações da floresta tropical para aerossóis orgânicos, esquemas de nuvens e convecção e componentes de vegetação terrestre e como estes são perturbados pela poluição.

Fonte:

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



25/11/2013 18:09


Artigos Relacionados


Inpe mostra na sexta (11) dados sobre ocupação pecuária na Amazônia

"Dados do Inpe sobre desmatamento na Amazônia não têm fundamento", afirma Jayme Campos

MARINA SILVA PEDE QUE INPE DIVULGUE DADOS SOBRE QUEIMADAS NA AMAZÕNIA

Blairo Maggi rebate dados divulgados pelo Inpe sobre desmatamento na Amazônia

Mozarildo repudia dados do Inpe e recomenda a Minc que faça curso intensivo sobre Amazônia

Estudantes realizarão experimento sobre qualidade da água