Inscrições para propostas de ocupação do Baixio de Irecê vão até outubro



Foi estendido o prazo para inscrição de ocupação do perímetro irrigado Baixio de Irecê, situado no semiárido baiano. Atendendo aos pedidos dos agricultores, também houve redução do valor da garantia de execução. O edital de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) da Etapa 1 do projeto Baixio de Irecê vai selecionar agricultores para ocupar uma área de 5.308 hectares, localizado nos municípios baianos de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique. Nesta etapa – que integra um conjunto de nove –, estão disponíveis 4.207 hectares irrigáveis e 1.110 hectares não irrigáveis.

Na área irrigável, os agricultores concorrerão a 47 lotes de 6 hectares, voltados exclusivamente para a produção familiar; 120 lotes de, em média, 17 hectares; e 38 lotes de 31 hectares. Há ainda onze unidades – entre 23 e 138 hectares – destinados a cooperativas, associações e empresas. O uso da terra pelos agricultores selecionados será gratuito pelos 35 anos da concessão.

Inscrições

Com o prazo adicional, os concorrentes devem apresentar os documentos necessários à habilitação e as propostas financeiras nas seguintes datas e locais: Xique-Xique, entre 7 e 9 de outubro, no parque aquático localizado na Praça César Borges, das 8h às 17h; e em Irecê, entre 15 e 18 de outubro, no Escritório de Apoio Técnico da Codevasf, das 8h às 17h.

Os interessados devem apresentar os documentos de habilitação e as propostas financeiras em envelopes distintos, de acordo com o edital e o termo de referência, disponíveis para consulta no site da Codevasf. As propostas financeiras referem-se ao valor que cada agricultor propõe pagar pela tarifa do serviço de irrigação; as tarifas mínimas são definidas no edital, de acordo com as dimensões de cada lote.

 Baixio do Irecê

O empreendimento da Codevasf tem potencial para gerar aproximadamente 4,5 mil empregos diretos e 8,5 mil empregos indiretos em sua primeira etapa. A Companhia é responsável pela implantação de toda a infraestrutura de irrigação desta primeira etapa, que recebeu investimentos de R$ 227 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Baixio de Irecê é um dos projetos incluídos no programa Mais Irrigação, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, e localiza-se na margem direita do rio São Francisco, na região central da Bahia, a 500 quilômetros de Salvador.

 

Fonte:

Codevasf



10/09/2013 13:21


Artigos Relacionados


Agricultores podem participar de seleção para ocupar área irrigada do Baixio de Irecê

Abertas as inscrições para ocupação dos espaços culturais dos Correios

Municípios têm até outubro para entregar propostas de planos de saneamento

Prorrogadas inscrições para ocupação do Espaço Furnas Cultural, no Rio de Janeiro

Funarte abre inscrições para ocupação de espaços destinados ao teatro e música

Propostas da CPI dos Correios poderão ser votadas em outubro