Instalada a comissão temporária Brasil-Canadá
A comissão foi criada em razão de requerimento apresentado por Freire no dia 13 de dezembro passado, no momento em que a Organização Internacional do Comércio (OMC), conforme disse o senador, autorizava o Canadá a retaliar comercialmente o Brasil em R$ 1,3 bilhão. No entender dos dirigentes da OMC, o Brasil havia concedido subsídios indevidos à produção de aviões da Embraer, que vinha vencendo disputas de mercado com a empresa canadense Bombardier.
Segundo Freire, no final de janeiro viria a primeira retaliação do Canadá - a imposição de boicote à importação de carne bovina brasileira, sob a alegação de que o gado exportado pelo Brasil poderia estar contaminado pela doença da vaca louca. A barreira levantada pelo Canadá, com o apoio dos Estados Unidos, provocou uma crise e gerou uma reação enérgica por parte do Brasil. O Senado, especialmente, mobilizou-se contra o boicote e deu resposta política à ação canadense.
O programa de trabalho da comissão incluirá o levantamento das relações de troca - balança comercial, por exemplo - entre os dois países e questões como os casos Bombardier e da vaca louca. Depois de analisar esse material, a comissão poderá sugerir ao Senado a ratificação ou não de acordos bilaterais, fortalecendo o Estado brasileiro na implementação da política bilateral. Freire acredita que o Senado deve usar de suas prerrogativas constitucionais para respaldar a inserção do Brasil no comércio exterior, que não se restringe mais aos produtos agrícolas, avançando nos setores industrial e tecnológico.
29/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão temporária analisa relações bilaterais entre Brasil e Canadá
FREIRE QUER COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR CONTENCIOSO ENTRE BRASIL E CANADÁ
Comissão temporária do financiamento da educação será instalada nesta terça
Instalada a Subcomissão Temporária Fome Zero
Comissão Brasil-Canadá marca os primeiros depoimentos
Comissão Brasil-Canadá define pauta de trabalho