Instalada frente parlamentar pelo "software" livre



O encerramento da Semana do Software Livre no Legislativo, promovida pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, foi marcado pela instalação de uma frente parlamentar em defesa dos chamados programas abertos de informática. A proposta foi feita pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que disse acreditar que os trabalhos dos parlamentares irão contribuir no combate de privilégios e monopólios.

O objetivo da frente, composta por 132 deputados e 18 senadores, é a mobilização para mudanças estruturais na área de tecnologia de informação com a implementação de softwares livres - programas de computador com código aberto e de uso coletivo. Atualmente o governo federal gasta cerca de US$ 1 bilhão com pagamento de royalties a empresas que detêm a propriedade dos programas, gerando dependência dos códigos fechados e impedindo a autonomia tecnológica.

- O software livre sem dúvidas fará com que a tecnologia da informação desenvolva-se em grande escala, por dar condições de ser praticado o livre conhecimento. Nós queremos, uma sociedade livre, justa e inclusiva. A tecnologia de informação é cada vez mais vital. O código aberto faz parte do resgate da cidadania dos brasileiros - afirmou Serys.

Segundo o presidente do Senado José Sarney, já há no Legislativo iniciativas de utilização de software livre, trocados entre o Interlegis (comunidade virtual do Poder Legislativo), o Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado (Prodasen) e o Centro de Informática da Câmara dos Deputados (Cenin). De acordo com Sarney, o Prodasen deve começar nesse ano a usar um software livre de aplicação geral, que deverá ser implantado em todo a Casa. Ele acredita que a iniciativa servirá de exemplo a outros setores do serviço público.

No cerimônia, que ocorreu nesta quinta-feira (21) pela manhã, a senadora Serys leu um discurso de Sarney, que destacava a importância do evento, definindo-o como estratégico com a tomada de posição por parte de várias esferas do Estado em relação ao software livre.



21/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney apóia criação da Frente Parlamentar Pelo Software Livre

Frente pelo Software Livre escolhe diretoria

Frente pelo "Software" Livre escolhe presidente nesta quarta-feira

Instalada Frente Parlamentar Pró-Municípios

Instalada Frente Parlamentar de Defesa da Infância

Serys recebe ONG pelo "Software" livre