Serys recebe ONG pelo "Software" livre
A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), presidente da Frente Parlamentar Mista pelo Software Livre e Inclusão Digital do Congresso Nacional, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (28) o coordenador da organização não-governamental (ONG) Projeto Software Brasil, Marcelo Branco, que está organizando a realização do Fórum pelo Software Livre no mês de junho, em Porto Alegre, para discutir as perspectivas da utilização de programas abertos no Brasil.
Serys é autora de projeto determinando que o uso de softwares proprietários pela administração pública ficará condicionado à comprovada ausência de programas livres - que têm código-fonte aberto - para os mesmos fins. Atualmente o Brasil gasta por ano mais de US$ 1 bilhão com o pagamento de royalties , sendo que US$ 400 milhões correspondem aos gastos da administração pública direta.
- Além da economia de divisas, que será de bilhões, o software livre vai enriquecer a qualidade dos nossos programas, aproveitando a criatividade e a inteligência do nosso povo - salientou Serys.
A frente reúne mais de 100 deputados e 30 senadores e seu objetivo para 2004 é o de ampliar o esclarecimento da sociedade e promover a discussão do assunto, visando colocar em votação os projetos já em tramitação nas duas Casas do Congresso. No segundo semestre, a frente deverá participar da realização do segundo encontro do Poder Legislativo pelo software livre.
28/01/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys Slhessarenko defende software livre
Serys Slhessarenko defende "software" livre
Serys elogia curso de "software" livre
Serys anuncia semana de capacitação em "software" livre
Serys defende utilização governamental de software livre
Serys Slhessarenko defende software livre e critica Microsoft