Instaladas comissões mistas para analisar oito medidas provisórias
Foram instaladas na manhã desta quarta-feira (17) oito comissões mistas do Congresso Nacional destinadas a examinar medidas provisórias (MP).
Uma das comissões vai analisar a MP 576/2012, que modifica a denominação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (ETAV) para Empresa de Planejamento e Logística (EPL), e amplia suas competências.
Também foram instaladas as comissões que vão examinar as MPs 577/2012 e 579/12. A primeira dispõe sobre a extinção das concessões de serviço público de energia elétrica e a prestação temporária do serviço. A segunda trata das concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, sobre a redução dos encargos setoriais e a modicidade tarifária.
Outra comissão mista é destinada a apresentar parecer sobre a MP 578/12, que permite a depreciação acelerada dos automóveis para transporte de mercadorias e dos vagões, locomotivas, locotratores e tênderes previstos na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI).
Somam-se a essas as MPs 580/2012, que autoriza a criação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec); a 581/2012, que cria o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste; a 582/2012, que concede o benefício da desoneração da folha de pagamento a 15 setores da economia e a 584/2012, que dispõe sobre medidas tributárias referentes à realização, no Brasil, dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.
Nas reuniões foram eleitos o presidente e o vice-presidente dos colegiados e indicados os relatores.
Pasep
Também está prevista para esta quarta-feira a votação do relatório do deputado Sandro Mabel (PMDB-GO) sobre a medida provisória (MP 574/2012), que oferece benefícios a estados e municípios que pagarem à União as dívidas relativas ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O relatório recomendando a aprovação do texto e o acolhimento de 14 emendas foi apresentado na reunião da comissão mista no último dia 10, mas pedido de vista coletiva adiou a decisão. Essa MP tem vigência até 9 de novembro.
A MP prorroga ainda até 31 de dezembro a isenção do PIS-Pasep e da Cofins que incidem sobre a importação e a venda, no mercado interno, de várias massas alimentícias. Após exame da comissão mista, a MP seguirá para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
17/10/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões mistas elegem presidentes e relatores para análise de sete medidas provisórias
Duas medidas provisórias têm comissões instaladas hoje
Sete medidas provisórias aguardam instalação de comissões mistas
Duas comissões mistas votam relatórios sobre medidas provisórias
Comissões mistas de três medidas provisórias votam relatório final na terça
Congresso instala comissões para analisar mais três medidas provisórias