Instituições da Amazônia elaboram propostas para a Rio+20
Instituições de ciência e tecnologia da Amazônia estão discutindo em Santarém (PA) a elaboração de propostas à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2012 (Rio +20). O 1º Seminário Amazônia na Rio +20 teve início nesta quinta (19) e segue até sexta-feira (20).
O seminário buscar fortalecer as discussões em torno de uma Amazônia sustentável. A programação inclui painéis temáticos conduzidos por representantes regionais e nacionais. O objetivo, ao final do encontro, é construir uma proposta das instituições de ciência e tecnologia da Amazônia para acelerar o processo de transição para uma economia verde.
Na sexta-feira, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e o diretor de Avaliação da fundação, Lívio Amaral, participarão dos painéis “Apresentação das contribuições à Rio +20, de eventos anteriores” e “Amazônia: desafio brasileiro do século XXI – a necessidade de uma revolução na C&T”.
O encontro é organizado pelas universidades federais do Oeste do Pará (Ufopa), do Pará (UFPA), Rural do Pará (Ufra), pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Rio +20
A Rio +20 reunirá, de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, chefes de estado e de governo, entre outros representantes, para a elaboração de um documento político sobre o desenvolvimento sustentável.
O objetivo da conferência é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação das propostas geradas nos encontros sobre a temática ambiental.
Confira a programação completa do 1º Seminário Amazônia na Rio +20.
Fonte:
Capes
19/01/2012 17:59
Artigos Relacionados
Indígenas elaboram propostas de segurança alimentar
Instituições públicas podem enviar propostas para extensão universitária até março
Instituições tem até 13 de maio para enviar propostas de criação de núcleos de penas alternativas
Instituições firmam parceria para estudar a atmosfera na Amazônia
Arthur Virgílio pede mais recursos para instituições de pesquisa da Amazônia
Instituições podem apresentar propostas de cursos ao MEC