Instituições de ensino superior à distância devem possuir autorização do MEC



Faculdades que desejam oferecer graduação à distância devem possuir, obrigatoriamente, autorização para funcionar como instituição de nível superior. Com esse posicionamento, a Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), demonstrar a legalidade dos procedimentos administrativos utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para analisar o credenciamento de empresas educacionais que desejam oferecer essa modalidade de ensino. 

A necessidade de comprovação judicial deu-se à ação movida pela Sociedade Tecnológica de Ensino Independentemente de Distância que teve o credenciamento negado pelo MEC e, diante disso, ajuizou uma ação alegando que as exigências eram ilegais. Além disso, solicitava que os recursos administrativos fossem analisados.

No entanto, o Departamento de Serviço Público da Procuradoria-Geral da União (PGU) e a Consultoria Jurídica do Ministério da Educação (Conjur/MEC) explicaram que os requisitos para o credenciamento como entidade de ensino superior à distância são amparados nas legislações que estabelecem e regulamentam as diretrizes e bases da educação nacional (Lei 9.394/96 e o Decreto 5.622/05).

Ao julgar o mérito do pedido, o Superior Tribunal de Justiça seguiu o mesmo entendimento do relator. Na decisão, foi afirmado que "o credenciamento para oferta da educação superior à distância só pode ser outorgado a instituições educacionais já credenciadas, ao teor do art. 9º do Decreto n. 5.622/2005 e do art. 44 da Portaria Normativa n. 40/2007, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional".

EAD – Educação a Distância 

O Ministério da Educação atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de Educação a Distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras.

Leia mais:

Ministro da Educação diz que País deve se preparar para a sociedade do conhecimento 

Justiça oferece curso à distância para formar consumidores mais conscientes 

 

08/08/2012 19:53


Artigos Relacionados


Instituições públicas de ensino superior devem aderir ao Sisu

Instituições privadas de ensino superior querem que MEC priorize ensino fundamental

MEC descredencia instituições de ensino superior no Rio

Capes divulga autorização de novos cursos de ensino superior

Instituições de ensino superior já podem se cadastrar no Suas

Representantes de instituições brasileiras conhecem ensino superior dos EUA