Instituiçoes financeiras da AL debatem apoio ao desenvolvimento na região



O Banco do Nordeste será sede da 40ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Associação Latinoamericana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide), que será realizada na quinta (13) e sexta-feira (14), em Fortaleza (CE). O tema da reunião vai ser O Financiamento do desenvolvimento latinoamericano além da crise: Novas áreas de atuação dos bancos de desenvolvimento.

O evento vai reunir representantes de instituições financeiras de países como Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, e outras nações latinoamericanas. Há também bancos associados de países como Japão, Alemanha, Rússia, entre outros.

No encontro, serão examinadas as ações dos bancos de desenvolvimento no impulso a novos setores produtivos e modelos de negócios compatíveis com o meio ambiente, a adequação das instituições financeiras aos novos padrões de regulamentação bancária internacional e o apoio ao processo de descentralização produtiva com inclusão social.

Segundo o presidente da Alide e do Banco do Nordeste, Roberto Smith, os bancos de desenvolvimento souberam enfrentar a recente crise econômica internacional, mobilizando recursos financeiros para mitigar seu impacto nos países da Região.

Smith enumera, contudo, uma série de questões que devem ser levadas em consideração neste momento pós-crise: a forma de relação dos bancos de desenvolvimento com o Estado, a definição dos setores produtivos estratégicos, a forma de financiamento à infraestrutura, os impactos da inovação tecnológica, entre outras. “Estas são questões que transcendem a crise e que se relacionam com a própria função das instituições financeiras de desenvolvimento”, afirma.

A programação do evento contará com entrevistas de negócios, que acontecerão mediante encontros bilaterais previamente agendados. Nelas, as instituições financeiras de desenvolvimento, os bancos e instituições de financiamento internacional, juntamente com os organismos de promoção de investimentos, terão a oportunidade de iniciar ou concretizar negócios, investimentos e financiamentos em torno de projetos e atividades de interesse mútuo.

Também serão realizadas reuniões dos comitês técnicos da Alide para analisar temas de atual relevância no financiamento e promoção de setores econômicos e sociais, tais como financiamentos agrícola e rural, à Micro, Pequena e Média Empresa, e ao desenvolvimento do turismo, entre outros.

Fonte:
Banco do Nordeste

 



12/05/2010 09:30


Artigos Relacionados


Instituições financeiras da AL debatem em Belém negócios sustentáveis na Amazônia

Ciro critica 'oportunismo' das instituições financeiras

Instituições financeiras investem R$ 38,4 bilhões no financiamento estudantil

MP permite que BB e CEF adquiram instituições financeiras públicas e privadas

CAE promove audiência pública sobre instituições financeiras

Audiência debate programa de fortalecimento das instituições financeiras