Organização econômica e redução de desigualdades no meio rural são temas de reunião em Brasília



Durante a 47ª Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), realizada na terça-feira (4), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, convocou o grupo para ampliar o debate sobre o "Brasil Rural que queremos". O ministro apontou como desafio o aperfeiçoamento de políticas e a inovação de estratégias em três eixos: organização econômica da agricultura familiar; redução das desigualdades no meio rural, com destaque para o programa Brasil Sem Miséria; e ressignificação da política de reforma agrária.

No encontro, Florence anunciou que o Condraf passará a ser diretamente vinculado ao Gabinete do Ministro do MDA. O secretário executivo adjunto do ministério, Carlos Mário Guedes assumirá a secretaria da iniciativa. Segundo o ministro, o objetivo das mudanças é ampliar a capacidade política e o papel estratégico do conselho, consolidando conquistas e ampliando a efetividade de suas atribuições. "Vamos em busca de uma posição mais estratégica para o conselho”, explicou.

Carlos Guedes destacou a criação de um sistema de gestão participativa para ampliar o controle social e transparência sobre as políticas do ministério. "Queremos avançar com os conselhos estaduais, municipais e colegiados territoriais na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas para o desenvolvimento do rural sob a coordenação do Condraf", disse.

A pauta da 47ª reunião também abordou as propostas para a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e para a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural; além da Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), previstas para 2012.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



05/10/2011 14:27


Artigos Relacionados


Redução da maioridade penal é um dos temas da reunião da CCJ

Instituições que atuam no meio rural se encontrarão em Brasília na próxima semana

Brasil elenca ações no meio rural para reunião no Mercosul

SATURNINO CRITICA ORGANIZAÇÃO DE CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA

CRISE, MEDIDAS DO GOVERNO E FMI SÃO TEMAS DA "AGENDA ECONÔMICA", NA TV SENADO

País é exemplo de redução das desigualdades