Instituto de Estudos Avançados promove workshop sobre efeitos da radiação ionizante
No dia 29 de novembro, o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), órgão pertencente ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), promove um workshop sobre os efeitos da radiação ionizante em componentes eletrônicos e fotônicos de uso aeroespacial.
O conhecimento desses fenômenos e os mecanismos como ocorrem em componentes eletrônicos e fotônicos de aplicação aeroespacial por pesquisadores, engenheiros e outros profissionais do setor é estratégico para o desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira.
Entre os temas centrais do workshop estão a geração da capacitação no País para especificação, seleção, aquisição, produção e qualificação de componentes eletrônicos tolerantes à radiação ionizante para aplicações aeroespaciais; a necessidade de ampliar a formação de recursos humanos como base fundamental para capacitação, entre outros.
O encontro será seguido de outro evento na área, a Escola Internacional Seressa (International School on the Effects of Radiation on Embedded Systems for Space Applications), que vai de 30 de novembro a 3 de dezembro, também na sede do instituto.
A Seressa 2010 terá aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas internacionais, abrangendo os efeitos da radiação em sistemas espaciais embarcados, tais como o ambiente espacial, mecanismos de falha, testes, "endurecimento" e predição de taxas de erro, entre outros. As inscrições para o evento vão até 30 de outubro e as vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail.
Fonte:
Agência Espacial Brasileira
28/10/2010 20:16
Artigos Relacionados
USP: Instituto de Estudos Avançados realiza oficina sobre nutrição e combate à pobreza
Instituto de Estudos Avançados da USP discute desafios da mobilidade urbana
Instituto de Estudos Avançados da USP define temas para 2008
Instituto de Estudos Avançados da USP define temas para 2008
Instituto de Estudos Avançados de São Carlos lança site de pesquisa científica
Pesquisadores vão discutir os efeitos do aumento da radiação UV na agricultura