Instituto de Estudos Avançados da USP define temas para 2008



Programação já conta com uma série de temas a serem abordados em conferências, seminários, debates e estudos.

A programação de atividades do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP para 2008 já conta com uma série de temas a serem abordados em conferências, seminários, debates e estudos. Outros temas serão detalhados no início do ano e resultarão em eventos públicos e projetos de pesquisa.

Formação universitária

No primeiro semestre, o IEA realizará um ciclo de conferências e painéis sobre o tema "Formação Universitária: como Preparar o Brasil para o Futuro?". A primeira conferência será de Irineu Tadeu Velasco, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), no dia 5 de março, às 14 horas. Velasco falará sobre "Pós-Graduação e Formação Profissional na Área Médica". Os debatedores serão Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo, e Emmanuel Burdmann, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Ainda em março, haverá conferência de Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes.

O ciclo já conta com o apoio da Associação Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e da Associação Brasileira de Física. A coordenação do ciclo é de Hernan Chaimovich, vice-diretor do IEA. A programação está em fase de detalhamento e novas parcerias institucionais serão estabelecidas.

Inovação tecnológica

Dando continuidade aos debates sobre inovação tecnológica, o IEA realiza no dia 12 de março, às 14 horas, o seminário "Desafios e Instrumentos da Política Industrial no Brasil", com exposições de Hélio Nogueira da Cruz e Roberto Vermulm, ambos da FEA/USP. Segundo Cruz, "as grandes transformações científicas e tecnológicas ocorridas nos últimos anos no cenário internacional exigem respostas por parte do governo e do setor produtivo para que se aproveitem as oportunidades de modernização e se evitem os riscos de perda de competitividade".

História do Brasil

Outro encontro previsto para o primeiro semestre é o debate com os historiadores Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez por ocasião do lançamento do livro "História do Brasil — Uma Interpretação", de autoria de ambos e a ser publicado numa co-edição da Editora Senac e da Universidade de Salamanca. Mota é professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Foi o primeiro diretor do IEA, onde atualmente coordena o Grupo de História das Idéias Contemporâneas. Entre suas obras estão "Ideologia da Cultura Brasileira 1933-1974" e "Juristas na Formação do Estado-Nação Brasileiro: do Século XVI a 1850". Adriana Lopez é autora dos livros "Franceses e Tupinambás na Terra do Brasil" e "Guerra, Açúcar e Religião no Brasil dos Holandeses", entre outros.

Direitos Humanos

Em 2008, a Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, coordenada pelo sociólogo Sergio Adorno, trabalhará com dois temas principais: "Desigualdades e Diferenças: Gênero, Geração, Etnia e Diversidade Sexual" (primeiro semestre) e "As Instituições de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos" (segundo semestre).

Entre outras atividades em planejamento para o próximo ano estão a realização de um seminário internacional sobre a África, a continuidade das discussões sobre a América do Sul e outros temas internacionais e encontros sobre mudanças globais, ciência e tecnologia e políticas públicas para diversos setores da vida brasileira. A revista "Estudos Avançados", por sua vez, já definiu o tema do dossiê da próxima edição (62), a ser lançada em abril: "Nação, Nacionalismos".

Com informações da assessoria do IEA

Da USP

(L.F.)



12/26/2007


Artigos Relacionados


Instituto de Estudos Avançados da USP define temas para 2008

Instituto de Estudos Avançados da USP discute desafios da mobilidade urbana

Instituto de Estudos Avançados de São Carlos lança site de pesquisa científica

Instituto de Estudos Avançados promove workshop sobre efeitos da radiação ionizante

USP: Instituto de Estudos Avançados realiza oficina sobre nutrição e combate à pobreza

Crime Organizado: Dossiê de Estudos Avançados