Pesquisadores vão discutir os efeitos do aumento da radiação UV na agricultura



A Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna (SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizam de 4 a 7 de outubro, em São José dos Campos (SP), o primeiro Simpósio Brasileiro sobre os Efeitos do Aumento da Radiação UV na Agricultura.

 

O evento tem como objetivos principais compartilhar pesquisas sobre os efeitos da radiação UV-B em sistemas agrícolas; despertar o interesse de pesquisadores, professores e estudantes no Brasil para o tema; discutir soluções de forma global para os impactos do aumento da radiação UV-B na agricultura; além de facilitar a colaboração científica entre cientistas de diferentes países.


De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores do evento, Wagner Bettiol, apesar de as plantas serem mais tolerantes à radiação UV-B do que outros organismos, ela provoca alterações fisiológicas, como redução da fotossíntese, alterações na composição química, mudanças nos níveis de pigmentação, amadurecimento precoce e senescência, bem como alterações morfológicas, ou seja aumento da ramificação, espessura e tamanho das folhas, e também alterações de crescimento.

  

Bettiol disse, ainda, que há poucos trabalhos de pesquisa no Brasil sobre o assunto. Portanto, o simpósio poderá abrir novas fronteiras de pesquisa de grande importância, em especial para a agricultura.


O simpósio faz parte do projeto Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários – Climapest. A iniciativa da Embrapa é composta por cinco Projetos Componentes (PC): Gestão, Efeitos do CO2, Efeitos da Temperatura, Efeitos do UV-B e Distribuição Espacial, que abordam estudos de simulação e experimentação com os principais fatores climáticos que estão sofrendo alterações.


Mais informações e a programação completa do simpósio no site da Univap.



Fonte:
Embrapa



24/09/2010 17:52


Artigos Relacionados


Pesquisadores conhecem os novos avanços no uso de radiação síncrotron

Instituto de Estudos Avançados promove workshop sobre efeitos da radiação ionizante

Ciência: Estudo revela árvores brasileiras mais adequadas na redução dos efeitos da radiação solar

Pesquisadores debatem efeitos das mudanças climáticas

Pesquisadores de SP terão aumento de até 44%

Pesquisadores de SP terão aumento de até 44%