Instrumentos criados para a Copa 2014 serão vendidos a partir de maio
Idealizador da Caxirola, o músico Carlinhos Brown esteve em Brasília nessa terça (12) e encontrou-se com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O músico baiano detalhou para o ministro as características da Caxirola.
“Vim trazer a Caxirola aqui a título de inspeção: ela é verde e atende todas as especificações técnicas. Ela é um instrumento de mão, mas vai ter um cachecol para deixar as mãos livres”, disse Brown.
De acordo com o diretor da empresa americana responsável pela produção dos dois instrumentos, Britto Junior, a fabricação será realizada em São Paulo.
“Seguimos as recomendações do ministro Aldo: a produção será feita totalmente no Brasil, em São Paulo, com o emprego de cerca de quatro mil pessoas, e o plástico usado é 100% verde´, a matéria prima tem origem na cana de açúcar”, disse.
Os instrumentos
A Caxirola é um tipo de chocalho inspirado no caxixi, muito usado na capoeira e na MPB. Já o Pedhuá é um apito de origem indígena, usado para imitar o som dos pássaros. Os dois estão entre os 96 projetos selecionados na chamada pública do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo da Fifa 2014.
Os preços ainda não estão definidos, mas o diretor da empresa produtora acredita que a Caxirola custe em torno de 19 a 20 reais e o Pedhuá, dez reais.
“Estamos na fase de negociação com licenciadores e a nossa expectativa é trazer música para a torcida já na Copa das Confederações, com bastante alegria e reforçando a cultura do Brasil”, disse Alcedo de Araujo, professor paraibano e criador do Pedhuá.
“Estamos preparando um cd com pequenas músicas para acompanhar a torcida . São músicas muito simples que vim mostrar ao ministro. Ele o líder desse processo de estimular a coesão nacional em relação a esse grande encontro mundial que é a Copa”, explicou.
Fonte:
Portal da Copa
02/09/2013 18:20
Artigos Relacionados
Investimentos em turismo para Copa 2014 serão de R$ 212,47 milhões
Mais de 50 mil policiais no Paraná serão treinados para a Copa de 2014
Preparativos para Copa de 2014 serão debatidos em audiência pública
Mais de 4,5 milhões serão investidos em qualificação turística para a Copa 2014
Obras sustentáveis para a Copa de 2014 serão tema de seminário no Senado
Inscrições para cursos de capacitação para a Copa 2014 serão abertas em novembro