INT avalia eficiência de 90 indústrias cerâmicas do Seridó nordestino



Das 120 indústrias cerâmicas da região do Seridó, entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, 90 foram avaliadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (INT/MCTI). A avaliação foi feita por meio do projeto Eficiência Energética em Cerâmicas de Pequeno Porte na América Latina para Mitigar a Mudança Climática (Eela). Promovido pela Agência Suíça de Cooperação e Desenvolvimento (Cosude) e pela organização não-governamental Swisscontact, o trabalho é desenvolvido paralelamente em outros seis países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México e Peru.

O objetivo é incentivar medidas para otimizar o uso da energia nessas empresas, bem como reduzir as emissões de carbono e diminuir o impacto ambiental da atividade, desenvolvendo um modelo para ser replicado por outros núcleos produtores de cerâmica da América Latina. No Brasil, coordenada pelo INT, a iniciativa tem parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), o Sebrae/RN, o Sebrae/PB, o Centro de Produção Industrial Sustentável (Cepis), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer).

Na região do Seridó, foram feitos estudos comparativos entre os dois tipos de fornos tradicionalmente usados. O trabalho também avaliou formas de arranjar as peças cerâmicas para elevar a qualidade. E outra vertente apontou as soluções de emprego de ar de combustão forçado e de recuperação de calor, medidas que promovem uma economia de energia.

“Os fornos caipiras são abertos e dispersam enorme quantidade de calor e gases poluentes, enquanto a opção em forma de abóboda aproveita melhor essa energia, inclusive a reutilizando para a secagem das cerâmicas”, explica o chefe da área de Energia do INT, Mauricio Henriques.

 

Fonte:
Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação

 



31/01/2012 19:53


Artigos Relacionados


Estação Ecológica do Seridó (RN) recebe torre meteorológica

Tambaú se revela nas cerâmicas e traços religiosos

Rosalba comemora instalação de fábrica de cerâmicas no RN

Aprovada criação do Dia do Vaqueiro Nordestino

Ronaldo homenageia memória de político nordestino

SUASSUNA DIZ QUE NORDESTINO ESTÁ DESESPERADO COM A SECA