Ronaldo homenageia memória de político nordestino
O senador Ronaldo Cunha Lima (PSDB-PB) homenageou, em discurso, a memória do político, empresário e intelectual Odilon Ribeiro Coutinho. Para o senador, Odilon, apesar de ser paraibano de nascimento, "foi sempre um potiguar por opção política, um pernambucano por paixão intelectual, mas acima de tudo um nordestino por vocação".
Ronaldo Cunha Lima registrou que Odilon Ribeiro Coutinho foi um aliado das forças progressistas e sempre lutou pelas liberdades democráticas. Contemporâneo de Gilberto Freyre, observou o senador, ele não apenas ajudou a projetar uma visão de Brasil, "nascida das profundas análises sociológicas, antropológicas e históricas", como soube manter viva a Fundação Joaquim Nabuco, considerada um dos maiores centros de pesquisas científicas do país.
Como político, acrescentou o senador, Odilon Ribeiro Coutinho foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte em 1962, sendo um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Mais tarde, ajudou a fundar o PSDB, "ao lado de Fernando Henrique Cardoso e de Mário Covas". Odilon, prosseguiu Ronaldo, também sempre atuou como um mecenas, sendo um grande protetor das artes e dos artistas.
- Apesar de Odilon ter falecido há um ano e oito meses, até hoje nos mobilizam os mais profundos sentimentos de pesar. E é na tentativa de nos desfazermos dessa penas que, em ocasiões como esta, cultuamos a sua memória - concluiu Ronaldo Cunha Lima.
26/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
RONALDO HOMENAGEIA MEMÓRIA DE ANTÔNIO MARIZ
Poeta e político, Ronaldo Cunha Lima é homenageado no Senado
Sarney e senadores pela Paraíba reverenciam memória de Ronaldo Cunha Lima
RONALDO HOMENAGEIA GILBERTO FREYRE
RONALDO HOMENAGEIA POETA E TERRA NATAL
Vital do Rêgo homenageia Ronaldo Cunha Lima