Integração Nacional conhece projeto de cooperação em áreas de fronteira na Europa



Como parte do projeto “Colaboração entre América Latina e União Europeia sobre Cooperação Transfronteiriça no marco da Política Regional”, uma equipe de dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Ministério da Integração Nacional, está realizando visita às regiões de fronteira entre Espanha, França e Portugal, juntamente com uma delegação latino-americana composta ainda por Paraguai, Uruguai e Argentina. Além da SDR, integram a delegação brasileira representantes do Sebrae, Itaipu Binacional e Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim.

A missão, a convite da Comissão Europeia e custeada pela União Europeia, começou no dia 1º de maio e vai até o próximo dia 15. Os especialistas da América Latina estão conhecendo o modelo de cooperação europeu nas questões relativas às regiões de fronteira e estabelecendo diálogos para intercâmbio de informações e boas práticas sobre a experiência da criação e implementação de políticas de coesão.

Na Região da Extremadura, Espanha, a delegação já conheceu exemplos concretos de cooperação em saúde, combate a incêndios e uma rede de pesquisas que está sendo desenvolvida como estratégias para beneficiar os cidadãos.

Desde 2007, o Brasil e a Direção-Geral da Política Regional da Comissão Europeia (DG Regio) mantêm um diálogo, formalizado por intermédio de memorando de entendimento, com o objetivo de promover a cooperação bilateral no campo das políticas regionais.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



09/05/2012 10:57


Artigos Relacionados


Ministério da Integração Nacional assina documento de cooperação para projeto Jequitaí

Integração Nacional fortalece atuação na faixa de fronteira

Integração Nacional entrega proposta de desenvolvimento da Faixa de Fronteira para Lula

Missão Parlamentar conhece política e economia da Europa

Integração Nacional define ações para cooperação bilateral com a União Europeia

IPT: Cooperação com a Europa