'Integração' participa de evento sobre Arranjos Produtivos Locais



 O Ministério da Integração Nacional (MI) participa até 5 de dezembro da 6ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Com o tema voltado para a geração de políticas e sustentabilidade das APLs, a ação reúne diversos parceiros com o objetivo de promover a troca de experiências e impulsionar o desenvolvimento local e regional. As inscrições podem ser feitas pelo Observatório Brasileiro de APLs.

O coordenador geral de programas sub-regionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI, Marcos Sant’Ana, explica que a ideia é criar uma conectividade entre as ações públicas e privadas e que a parceria é de fundamental importância para o desenvolvimento das regiões atendidas. 

“O objetivo da Conferência é identificar possibilidades de parcerias e garantir sinergia na atuação das ações, seja no âmbito público ou privado. O governo trabalha para alcançar o desenvolvimento das regiões menos favorecidas, unir forças é a melhor forma de potencializar o trabalho já executado”, afirma o coordenador.

Os Arranjos Produtivos Locais caracterizam-se por um aglomerado de empreendimentos que atuam em torno de uma mesma atividade produtiva e que compartilham mecanismos de governança. “A principal característica dos APLs é justamente a colaboração e especialização entre os atores das cadeias produtivas.

O mecanismo contribui para geração de emprego e renda. Além de reduzir as desigualdades sociais e regionais, também é responsável pela estruturação do setor nas áreas menos desenvolvidas”, revela Sant’Ana.

A conferência é organizada a cada dois anos pelo Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais (GTP-APL), formado por 40 instituições públicas e privadas e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Durante o evento, estão previstos painéis, mesas redondas, apresentações de experiências locais e mostra de produtos. A expectativa é reunir aproximadamente 800 participantes, entre elas autoridades governamentais, empresários e representantes de instituições financeiras.

Durante a Conferência, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vão apresentar resultados do programa Rotas de Integração Nacional. “Vamos reunir vários produtores apoiados pelo Projeto, para expor seus produtos e mostrar o resultado do trabalho de apoio aos arranjos produtivos locais”, conta Marcos Sant’Ana.

Núcleos Estaduais

Paralelo à Conferência, a Secretaria de Desenvolvimento Regional também irá representar o Ministério no II Encontro dos Núcleos Estaduais de Arranjos Produtivos Locais. O evento, que reúne mais cinco pastas ministeriais, Saúde (MS); Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Cultura (Minc) e Ciências, Tecnologia e Inovação (MCTI), deve debater sobre o trabalho feito junto às cadeias produtivas regionais e traçar novas ações para 2014.

Fonte:

Ministério da Integração Nacional



03/12/2013 15:56


Artigos Relacionados


MDIC participa de conferência sobre arranjos produtivos

Arranjos Produtivos Locais ampliam chances de crescimento

BNDES deve apoiar arranjos produtivos locais

Prorrogadas inscrições para arranjos produtivos locais em cultura

Seminário Internacional discute inovação em arranjos produtivos locais

CDR examina projeto que pretende fomentar Arranjos Produtivos Locais