Integrantes da CPI serão indicados nos próximos dias



A oposição venceu a batalha em torno do requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na Petrobras. A base governista tinha até a meia-noite de sexta-feira (14) para convencer parlamentares a retirar suas assinaturas do requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), que pela manhã havia sido lido em Plenário. No fim do dia, a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, anunciou que 30 parlamentares mantiveram suas assinaturas no documento.Com isso, a instalação da CPI espera somente a indicação de seus integrantes pelos partidos, o que deve acontecer nos próximos dias.

VEJA MAIS

"Nós vamos agir com o máximo de responsabilidade em relação à Petrobras", disse o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM). "Será uma CPI de defesa da Petrobras", completou.

A CPI da Petrobras terá foco nos vários escândalos recentes envolvendo a estatal e a Agencia Nacional de Petróleo (ANP):indícios de fraude nas licitações de plataformas de exploração de petróleo, apontados pela Operação Águas Profundas, da Polícia Federal; o superfaturamento na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, apontado em relatório do Tribunal de Contas da União e incluído na Operação Castelo de Areia; o desvio de dinheiro dos royalties do petróleo, apontado pela Operação Royalties, que envolveria esquema entre a ANP e várias prefeituras do Rio de Janeiro; o uso de artifícios contábeis para o não recolhimento de impostos e contribuições no valor de R$ 4,3 bilhões; fraudes investigadas pelo Ministério Público no pagamento de acordos e indenizações pela ANP a usineiros; e irregularidades no uso de verbas de patrocínio da estatal.

O requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP) que também pedia a instalação de uma CPI para investigar a Petrobras foi arquivado, com apenas 24 assinaturas.

Da Redação / Agência Senado



16/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicados integrantes da CPI do MST

Indicados os primeiros integrantes da comissão que vai estudar artigos constitucionais pendentes de regulamentação

Indicados para comissão deverão tornar-se primeiros integrantes brasileiros do Parlamento do Mercosul

Comissões serão presididas por integrantes mais idosos

Novos indicados para tribunais superiores serão sabatinados na próxima semana

Indicados ao Conselho Nacional do Ministério Público serão sabatinados na quarta-feira