Intercambistas iniciam módulo de acolhimento em SP



Teve início nesta sexta-feira (21), em São Paulo (SP), o módulo de acolhimento e avaliação para 700 intercambistas da cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) que integram o quarto ciclo do Programa Mais Médicos. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou da aula inaugural. Ele deu as boas vindas aos novos profissionais e apresentou o Sistema Único de Saúde (SUS) e a estrutura e funcionamento da Atenção Básica no país. Os médicos permanecerão na capital paulista por três semanas, período em que terão aulas e serão avaliados em conhecimentos de Medicina e de Língua Portuguesa, antes de seguirem para os estados e municípios em que vão atuar.

“O desafio que vocês vão viver é trazer o conhecimento médico sólido que vocês adquiriram em seu país, e que é uma referência em atenção primária, e participar de um processo, durante três anos, em que ajudarão a cuidar da saúde dos brasileiros e, ao mesmo tempo, viverão um processo de formação, de especialização. Nesse período, vocês vão aprender com nossas equipes e também ensiná-las, porque todo processo de ensino é sempre um processo de aprendizagem”, disse o ministro. Chioro ressaltou que o Mais Médicos é uma iniciativa que está ajudando a fortalecer a Atenção Básica do Brasil. “Somos um país que se desenvolveu tecnologicamente no campo da medicina de forma acentuada, nós temos uma medicina de ponta em várias especialidades médicas, mas historicamente, pelas opções que foram feitas ao longo do desenvolvimento da nossa história, nunca demos a devida prioridade para a atenção primária”, disse.

Além dos médicos que estão em São Paulo, outros cinco grupos de intercambistas do quarto ciclo participam do acolhimento nas cidades de Gravatá (PE), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Guarapari (ES) e Fortaleza (CE). Ao todo, cerca de 4,3 mil profissionais estão sendo incorporados ao programa nesta etapa, sendo 201 formados no Brasil, 206 intercambistas individuais e 4 mil cubanos oriundos da cooperação com a OPAS. Após as três semanas de avaliação, os médicos estrangeiros aprovados se dirigem às capitais das unidades federadas onde estão lotados e passam por uma semana de acolhimento, adaptação e reconhecimento da rede de saúde da região. Passado esse período, deslocam-se para os municípios onde exercerão suas atividades em Unidades Básicas de Saúde.

Atualmente, 9.501 médicos estão atuando pelo Programa. Eles estão distribuídos em 3.101 cidades e 32 distritos indígenas, atingindo quase 33 milhões de brasileiros e contemplando mais de 70% da demanda por médicos apontada pelos municípios. Esses profissionais foram selecionados no primeiro, segundo e terceiro ciclo de seleção. Com o quarto ciclo, haverá mais de 13 mil profissionais do Mais Médicos atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios que aderiram ao Programa – meta estabelecida para até o primeiro trimestre deste ano – com ampliação do atendimento a 45,6 milhões de brasileiros.

Fonte: Ministério da Saúde



21/03/2014 19:28


Artigos Relacionados


Cubanos iniciam módulo de acolhimento nesta quarta-feira (5)

Módulo de acolhimento para médicos estrangeiros começa nesta quarta (13)

Aberta reunião que pode votar garantias para intercambistas de estudo e traballho

Médicos estrangeiros terão semana de acolhimento

Qualificação e acolhimento contribuem para autonomia feminina

Unidade de Acolhimento dará atenção a dependentes de crack