Interdisciplinaridade favorece conscientização ambiental
Colégio Técnico Industrial da Unesp de Guaratinguetá reestrutura ensino de Ciência
Os alunos do 1º e 2º anos do Colégio Técnico Industrial da Unesp de Guaratinguetá trabalham temas de Educação Ambiental nas áreas de Exatas, Humanidades e Biológicas. A abordagem interdisciplinar é uma proposta do projeto de pesquisa e extensão “Aprender para preservar: influência da conscientização científica na Educação Ambiental”, da Faculdade de Engenharia (FE),câmpus de Guaratinguetá.
Coordenado pela professora Tânia Cristina Arantes Azevedo de Macedo, diretora da FE, com colaboração da docente Isabel Cristina Monteiro, o projeto visa avaliar a influência da aprendizagem de conteúdos científicos para a formação de cidadãos mais conscientes quanto ao consumo de energia e preservação ambiental.
Desde 2005, o projeto é realizado com o apoio dos professores do Colégio Técnico. O estudo e análise de textos de jornais, revistas e poesias são feitos nas aulas de Língua Portuguesa. Nos trabalhos de História e Geografia, é enfatizada a importância da água e os conflitos ocasionados por sua falta. Discussões sobre poluição ambiental marcam as aulas de Biologia. Em Química, são trabalhados temas como biodiesel e energia nuclear. Os professores de Física apresentam textos sobre assuntos como fontes de energia alternativa.
Os trabalhos apresentados na I Semana de Divulgação em Ciência, em outubro de 2005, demonstraram, para Tânia, o aumento de conhecimento e preocupação dos estudantes sobre esse assunto: cerca de 30% deles escolheram temas ligados à questão ambiental. “Nas outras edições da Semana, em 2006 e 2007, as apresentações e palestras variaram um pouco em relação aos modelos. Contudo, todas discutiram a influência da Ciência na Educação Ambiental”, diz Isabel. Em 2006, o projeto passou a ser desenvolvido também na Escola Estadual Costa Braga, em Guaratinguetá.
O projeto recebe apoio do Programa Permanente de Divulgação da Ciência na Unesp, ligado à Vice-Reitoria, e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Quatro alunos bolsistas da FE participam da iniciativa: Fábio Poepcke, Ivan Sandrino, Jun Lazzarini Minobe e Osmar Morganes.
Daniel Patire
Da Unesp
(I.P.)
01/02/2008
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