Papaléo defende projeto que favorece municípios localizados em reserva ambiental do Amapá



Em pronunciamento nesta segunda-feira (15), o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) cobrou celeridade na aprovação do projeto de lei que institui o Plano de Desenvolvimento Regional dos Municípios do Entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá (PLS 107/04), em tramitação na Câmara.

O senador disse que a matéria, já aprovada pelo Senado, irá favorecer o desenvolvimento dos municípios abrangidos pelo parque e que atualmente encontram-se impedidos de explorar seus recursos naturais em virtude do rigor da legislação. A proposta é de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP).

Papaléo explicou que a Lei nº 9.985/00 - que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) -, embora tenha estabelecido critérios e normas rígidas para a criação e gestão das unidades de conservação, não previu incentivos ou compensações para viabilizar a preservação ambiental dessas reservas pelas populações locais.

O senador pelo Amapá informou que o parque do Tumucumaque atinge cinco municípios que têm a agropecuária e o extrativismo mineral e vegetal entre suas principais atividades produtivas. Segundo ele, a impossibilidade de explorar os recursos naturais existentes na região acaba afetando o desenvolvimento social e econômico dessas localidades.

Criado em agosto de 2002, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior área de floresta tropical do mundo. Com aproximadamente 3,867 milhões de hectares, o parque representa 27% do território do estado do Amapá, os quais, somados a outros 4,4 milhões de hectares de áreas indígenas, parques e reservas biológicas e estações ecológicas, totalizam 58% de todo o estado.

Em aparte, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) manifestou apoio ao discurso de Papaléo Paes.



15/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes defende compensação ao Amapá por preservação ambiental

Randolfe pede combate a incêndio em reserva ambiental no Amapá

Papaléo cobra destinação de recursos federais para o Amapá em razão da conservação ambiental

Papaléo defende criação de ZPE no Amapá

Papaléo cobra compensações para municípios do Amapá que abrigam parte de parque nacional

Papaléo defende aumento do intercâmbio comercial entre França e Brasil via Amapá