Interior terá mais cinco Etecs



Anúncio foi feito nesta sexta-feira, 18, pelo governador José Serra em Valinhos

Atualizada às 16h14

A Região de Campinas terá mais quatro Etecs (Escolas Técnicas) nas cidades de Nova Odessa, Itapira, Sumaré e Mogi-Guaçu. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 18, pelo governador José Serra, durante cerimônia que marcou o início das obras da primeira fase do programa Pró-Vicinais, em Valinhos. Além disso, Serra garantiu que os jovens de Campo Limpo Paulista, na região de Jundiaí, também terão à disposição uma Etec com cursos voltados a demanda da economia local. 

“Vamos aumentar em mais de três mil o número de vagas das escolas já existentes somente nesta região. Há uma demanda grande e o Governo do Estado esta correndo atrás para atender essa necessidade”, observou o governador paulista. Ele reiterou que mais de 75% dos alunos que concluem o curso de um ano e meio numa Etec já saem com emprego. 

Outros investimentos

Serra afirmou ainda que a Região de Campinas será diretamente beneficiada com a nova fase do Programa de Concessões de Rodovias anunciados no início da semana. Uma das benfeitorias citadas pelo governador é a extensão do Anel Viário de Campinas até a Rodovia dos Bandeirantes e, posteriormente, até o aeroporto de Viracopos, projeto orçado em R$ 83 milhões.

“É uma obra que vai contribuir para o desenvolvimento desta região e do Estado de São Paulo como um todo”, afirmou Serra. Ao todo, serão concedidos cinco novos lotes, que somam 1.500 quilômetros. Uma das exigências é que as concessionárias assumam a responsabilidade pela manutenção de 1.000 quilômetros de estradas vicinais. “Estamos fazendo uma inovação nesse modelo e, permitindo, que as prefeituras possam aplicar recursos em outras áreas”, comparou.

Saúde

O governador também adiantou que o município de Jundiaí terá um AME (Ambulatório Medido de Especialidades), o que permitirá aos pacientes passar por consultas e exames e voltar para casa no mesmo dia já com o diagnóstico. Com isso, o governo estadual espera desafogar os grandes hospitais e diminuir os transtornos causados pelo deslocamento de pacientes. “Vamos construir 39 Ame´s em São Paulo. A primeira delas já foi entregue no final do ano em Votuportanga e realiza mais de 15 mil atendimentos por mês e sete mil exames”, concluiu Serra. 

Ainda no campo da saúde, o governador José Serra destacou que Santa Bárbara d´Oeste, no noroeste do Estado, terá um Hospital Dia. Com investimentos de R$ 5 milhões, a unidade – a primeira de uma série a ser implantada no Estado - atenderá uma população estimada em 6 milhões de pessoas, residente em 88 municípios da Região de Campinas.

Os pacientes atendidos no novo hospital de Santa Bárbara serão internados pela manhã e deixarão à unidade no final da tarde do mesmo dia. O projeto prevê a construção de sete consultórios médicos, sala de espera, recepção, centro cirúrgico, sala de recuperação de cirurgias e ala de conforto médico.

Cleber Mata

(I.P.)



01/18/2008


Artigos Relacionados


Acessa SP terá cinco novas unidades no interior do Estado

Tribunal de Justiça do DF terá mais cinco desembargadores

Acessa SP terá mais 100 postos no interior até final de 2008

Linha 4-Amarela do Metrô terá mais cinco estações a partir de 2014

São Paulo ganha mais dez Etecs

Etecs chegam a mais 31 municípios do Estado